Festa de Nossa Senhora Aparecida em Dona Inês é reconhecida como patrimônio cultural e imaterial do município

Festa de Nossa Senhora Aparecida em Dona Inês é reconhecida como patrimônio cultural e imaterial do município – Foto: Divulgação/Júnior Campos

Conhecida pela forte devoção à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, a cidade de Dona Inês, no Curimataú paraibano, atrai anualmente um grande número de fieis e devotos da Santa que é padroeira de três comunidades no município; Canafístula, Jardim Primavera e Serra do Sítio; sendo esta última a maior, considerando que marca o encerramento das festividades com uma grande Romaria.

Por meio de uma iniciativa do vereador Damásio Berto, foi sancionado pelo Poder Executivo Municipal o Projeto de Lei Nº 1061/2025, que reconhece a Festa de Nossa Senhora Aparecida como patrimônio cultural e imaterial do município, e ainda inclui o evento religioso no calendário oficial de eventos e festas de Dona Inês.

Para o vereador Damásio, o reconhecimento é mais do que merecido, por se tratar de uma grande festa que cresce a cada ano. “Eu acompanho esta festa desde o seu início, já que sou da Comunidade, e me impressiono com o crescimento do evento que a cada ano atrai mais devotos da nossa Padroeira.” Pontuou.

A Romaria de Nossa Senhora Aparecida, que ocorre sempre no dia 12 de outubro, é o marco da festividade e já é vista como o maior evento religioso no Estado da Paraíba dedicado a Padroeira do Brasil.

Por meio de uma iniciativa do vereador Damásio Berto, foi sancionado pelo Poder Executivo Municipal o Projeto de Lei Nº 1061/2025, que reconhece a Festa de Nossa Senhora Aparecida como patrimônio cultural e imaterial do município - Foto: Divulgação/Júnior Campos