Fluminense mira lateral-direito da seleção peruana para substituir Gilberto, mas esbarra em janela

Em busca de um substituto para Gilberto, vendido na última quarta-feira para o Benfica, de Portugal, o Fluminense começou olhando para fora do país. O lateral-direito Advíncula, do Rayo Vallecano, da Espanha, e da seleção peruana, foi oferecido e agradou nas Laranjeiras, conforme noticiado pelo site “NetFlu”. O ge apurou que a diretoria já abriu conversas com o empresário do jogador, de 30 anos. Porém, o negócio é considerado complicado principalmente pelo fator tempo.

A janela de transferências internacionais no Brasil se fecha neste domingo e só reabrirá no dia 13 de outubro. Três dias para realizar toda a operação e registrar o atleta na CBF é praticamente inviável, e esperar dois meses para voltar à carga também não está nos planos. A não ser que Advíncula tenha o seu contrato rescindido dentro do prazo de contratações na Espanha, o que possibilitaria uma negociação com clubes de qualquer outro país mesmo fora da janela.

Advíncula está desde o fim da Copa do Mundo de 2018 no Rayo Vallecano, que o comprou em definitivo no ano passado por € 3 milhões de euros (cerca de R$ 18,7 milhões) – curiosamente o mesmo valor da venda de Gilberto, dividido entre Fluminense e Fiorentina, da Itália. O clube espanhol tem mais dois anos de contrato com o lateral-direito, até junho de 2022, mas como não conseguiu voltar para a Primeira Divisão pode se ver forçado a negociar o jogador.

No Brasil, Advíncula já jogou pela Ponte Preta em 2013, quando estava emprestado pelo Hoffenheim, da Alemanha, e esteve no CT Carlos Castilho no ano passado. Durante a Copa América, a seleção do Peru utilizou as instalações do Fluminense para treinar no Rio de Janeiro, e todos os jogadores peruanos foram presenteados com camisas tricolores personalizadas. Entre eles estava o próprio lateral-direito, que ganhou a de número 17 e foi um dos mais empolgados na ocasião.

Com ou sem reforço para a posição, o Fluminense vai jogar as primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro com um lateral-direito prata da casa. A tendência é que Igor Julião, que já era o reserva imediato de Gilberto, seja o titular contra o Grêmio neste domingo, às 19h (de Brasília), na Arena do Grêmio, enquanto Calegari corre por fora na disputa. Em enquete do ge, porém, o garoto foi o favorito dos torcedores, enquanto Julião ficou em terceiro, atrás ainda de Daniel Lima.

Com Globoesporte.com