FPF começa a ajustar a tabela do Paraibano para adequar à agenda do Botafogo-PB no Nordestão

Com a CBF garantindo o retorno da Copa do Nordeste para o próximo dia 21 de julho, o calendário do Botafogo-PB, único representante da Paraíba na competição, deve sofrer choques de datas de partidas do torneio regional com o compromissos pelo Campeonato Paraibano. É por isso que Federação Paraibana de Futebol (FPF) já agendou uma reunião com todos os clubes da elite do futebol paraibano para esta quinta-feira, onde devem buscar uma solução consensual que enquadre as pretensões botafoguenses e atenda o melhor cenário possível para as equipes que estão na reta final da primeira fase do estadual. A primeira medida já foi tomada nesta quarta-feira, o Clássico Emoção entre Botafogo-PB e Campinense, que marcaria a retomada do Paraibano, foi antecipada do dia 18 para o dia 17 de julho. Mas outros ajustes devem ser feitos.

Com o Botafogo-PB entrando em campo no dia 17, contra o Campinense, pelo Campeonato Paraibano, a equipe teria três dias livres entre essa partida e o duelo contra o Vitória, pela Copa do Nordeste, em Salvador, que deve ser confirmado para o dia 21. Seria mais tempo para a viagem até a capital baiana, que vai ser sede única do restante do Nordestão.

Mas há pelo menos mais um problema imediato a ser resolvido pela FPF. É que, pelo menos por enquanto, o Belo já tem mais um jogo pelo estadual, marcado para apenas um dia depois de enfrentar o Vitória pela competição regional. De acordo com o cronograma previamente estabelecido pela Federação, o Botafogo-PB encara o Sousa no dia 22 de julho, pela rodada #9 do Paraibano. Vale lembrar, contudo, que o plano da FPF de retomar o estadual no dia 17 de julho e encerrá-lo no dia 9 de agosto ainda depende de aprovação por parte do Governo do Estado.

A tabela detalhada da continuação da Copa do Nordeste ainda não foi divulgada. A tendência é que isso aconteça ainda ao longo desta quarta-feira. E o presidente do Botafogo-PB, Sérgio Meira, aguarda esse detalhamento por parte da CBF para ter mais clareza do que pode ser feito para encaixar as datas do Belo nas duas competições. Antes mesmo da confirmação de que o jogo contra o Campinense, pelo Paraibano, o dirigente admitiu que não vai ser simples organizar toda a agenda do clube.

– Vamos fazer um quebra-cabeça com a FPF para saber a logística que nós vamos estabelecer para cumprir a tabela dos dois campeonatos. Precisamos ver como está a tabela (da Copa do Nordeste). Acho que não vamos ter problemas para o jogo contra o Campinense, quando o Botafogo-PB vai se igualar na quantidade de jogos com os demais. Temos uma reunião marcada para amanhã. Vamos ver a forma mais justa e estratégica para que possamos participar dos dois campeonatos sem prejudicar nem um, nem outro, nem o Botafogo-PB – adiantou Meira.

Embora esteja aberta para encontrar uma melhor saída para todos os clubes, a FPF ainda não esboçou nenhuma ideia que vise atender as outras demandas do Belo e dos outros disputantes do Campeonato Paraibano. O diretor executivo, Otamar Almeida, afirmou que a pauta ainda carece de um debate mais detalhado internamente.

Primeiro encontro entre os clubes teve vitória do Belo, em jogo disputado em Campina Grande — Foto: Daniel Lins / Campinense
Primeiro encontro entre os clubes teve vitória do Belo, em jogo disputado em Campina Grande — Foto: Daniel Lins / Campinense

Problema pode ser estendido

O imbróglio, que já é grande, pode ficar ainda maior. Acontece que o Botafogo-PB é líder do Grupo A da Copa do Nordeste e precisa apenas de um empate contra o Vitória para avançar de fase. Caso isso aconteça, o Belo vai precisar estender a sua permanência na Boa Terra para a fase final da Copa do Nordeste, que tem previsão de término apenas para o dia 4 de agosto.

Com uma possível classificação, apesar de embolsar mais R$ 300 mil – já obteve R$ 1,5 milhão por participação -, o Botafogo-PB teria mais problemas. É que seus compromissos no Campeonato Paraibano se tornariam, a partir de então, uma incógnita ainda longe de se prever solução imediata. Com a maioria dos outros clubes do Campeonato Paraibano com muita dificuldade para refazerem os seus plantéis para a retomada da disputa, enfrentando crise financeira e muitos deles chegando a ficar até sem elenco, não se sabe até onde a FPF deve flexibilizar os reparos na tabela de jogos do estadual para atender a demanda do Belo.

Arena Fonte Nova vai ser um dos palcos das partidas do Nordestão, com sede única em Salvador, na reta final — Foto: Divulgação/EC Bahia
Arena Fonte Nova vai ser um dos palcos das partidas do Nordestão, com sede única em Salvador, na reta final — Foto: Divulgação/EC Bahia

Possível choque com a estreia na Série C

Mais à frente, a Federação Paraibana pode ter mais dor de cabeça sobre choques de datas de partidas de seus filiados no estadual com compromissos de outras competição: A Série C do Campeonato Brasileiro. É que, por ora, os dois jogos da decisão do campeonato da Paraíba estão marcados para os dias 5 e 9 de agosto. E a rodada da abertura da Série C está agendada para 8 de agosto.

Assim, caso a data do último jogo do Campeonato Paraibano seja mantida conforme programado previamente para a FPF e, ao mesmo tempo, Botafogo-PB ou Treze (ou ambos) chegue a essa decisão, haveria incompatibilidade de datas, já que Belo e Galo são os representantes do estado na Série C, que começa em 8 de agosto.