O Campeonato Paraibano 2021 começa a ter os seus detalhes revelados. Nessa quinta-feira, a Federação Paraibana de Futebol (FPF) reuniu os dirigentes dos clubes da 1ª divisão, e a novidade é que a próxima edição da elite do futebol do estado vai contar com apenas oito clubes na disputa, dois a menos que o que vinha sendo o habitual. Como CSP e Sport Lagoa Seca foram rebaixados neste ano e não houve a 2ª divisão em decorrência da pandemia da Covid-19, ficou impossibilitada a realização do estadual com 10 equipes no ano que vem. A ideia é que o Conselho Arbitral seja realizado no início de dezembro para acertar o regulamento e o formato de disputa, e, assim, a competição comece no mês de fevereiro, mais precisamente no dia 10.
De acordo com Gustavo Trindade, diretor do departamento de competições do futebol masculino, o encontro com os dirigentes foi produtivo, aconteceu na sede da FPF e contou com a presença de dirigentes de sete equipes da elite. Apenas Aldeone Abrantes, presidente do Sousa, participou por videochamada.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/C/1/GAMB38RwALdeQNT8TlRQ/reuniao-da-fpf-fpf-26.11.20-.jpg)
Federação Paraibana de Futebol recebeu os representantes dos clubes nessa quinta-feira — Foto: Divulgação / FPF-PB
Gustavo revelou que foi necessário manter apenas oito times na disputa da 1ª divisão do Campeonato Paraibano. Isso porque a FPF só poderia anular o rebaixamento de CSP e Sport Lagoa Seca se a própria edição do estadual de 2020 fosse completamente anulada, o que seria inviável, já que a competição prosseguiu e foi concluída normalmente.
A ideia é que o Campeonato Paraibano 2021 comece no início de fevereiro, mais precisamente no dia 10, antes mesmo do que o calendário da CBF prevê para a próxima temporada, que é o dia 28. A intenção da FPF é que o estadual tenha mais datas, ganhe fôlego em 2021, resultando em mais jogos para as equipes que vão disputá-la, apesar da menor quantidade de clubes.
Por causa disso, o Conselho Arbitral precisa afinar os detalhes de regulamento e formato do campeonato no início de dezembro, até o dia 8, no máximo, já que o Regulamento Geral das Competições da CBF exige um prazo de 60 dias da reunião até o estadual.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2019/09/04/gustavo_trindade.jpg)
Gustavo Trindade é diretor de competições do futebol masculino na FPF — Foto: Reprodução / TV Cabo Branco
Estão garantidos na disputa do Campeonato Paraibano 2021 os seguintes clubes: Atlético de Cajazeiras, Botafogo-PB, Campinense, Nacional de Patos, Perilima, São Paulo Crystal, Sousa e Treze. O Galo, inclusive, é o atual campeão do estado da Paraíba.
Gustavo ainda informou que a intenção da entidade é que o Paraibano siga com dois rebaixados, como vinha acontecendo nas edições anteriores, e admitiu que a intenção da FPF é que, na 2ª divisão do Campeonato Paraibano de 2021, o campeão e o vice garantam o acesso, como vinha acontecendo. Ou seja, o estadual da Paraíba passe a contar sempre com oito clubes na elite.
*Com a colaboração de Izabel Rodrigues, Raniery Soares e Silas Batista do GE