FPF confirma que a edição 2021 do Campeonato Paraibano vai ser realizada com oito clubes

O Campeonato Paraibano 2021 começa a ter os seus detalhes revelados. Nessa quinta-feira, a Federação Paraibana de Futebol (FPF) reuniu os dirigentes dos clubes da 1ª divisão, e a novidade é que a próxima edição da elite do futebol do estado vai contar com apenas oito clubes na disputa, dois a menos que o que vinha sendo o habitual. Como CSP e Sport Lagoa Seca foram rebaixados neste ano e não houve a 2ª divisão em decorrência da pandemia da Covid-19, ficou impossibilitada a realização do estadual com 10 equipes no ano que vem. A ideia é que o Conselho Arbitral seja realizado no início de dezembro para acertar o regulamento e o formato de disputa, e, assim, a competição comece no mês de fevereiro, mais precisamente no dia 10.

De acordo com Gustavo Trindade, diretor do departamento de competições do futebol masculino, o encontro com os dirigentes foi produtivo, aconteceu na sede da FPF e contou com a presença de dirigentes de sete equipes da elite. Apenas Aldeone Abrantes, presidente do Sousa, participou por videochamada.

Federação Paraibana de Futebol recebeu os representantes dos clubes nessa quinta-feira — Foto: Divulgação / FPF-PB

Federação Paraibana de Futebol recebeu os representantes dos clubes nessa quinta-feira — Foto: Divulgação / FPF-PB

Gustavo revelou que foi necessário manter apenas oito times na disputa da 1ª divisão do Campeonato Paraibano. Isso porque a FPF só poderia anular o rebaixamento de CSP e Sport Lagoa Seca se a própria edição do estadual de 2020 fosse completamente anulada, o que seria inviável, já que a competição prosseguiu e foi concluída normalmente.

A ideia é que o Campeonato Paraibano 2021 comece no início de fevereiro, mais precisamente no dia 10, antes mesmo do que o calendário da CBF prevê para a próxima temporada, que é o dia 28. A intenção da FPF é que o estadual tenha mais datas, ganhe fôlego em 2021, resultando em mais jogos para as equipes que vão disputá-la, apesar da menor quantidade de clubes.

Por causa disso, o Conselho Arbitral precisa afinar os detalhes de regulamento e formato do campeonato no início de dezembro, até o dia 8, no máximo, já que o Regulamento Geral das Competições da CBF exige um prazo de 60 dias da reunião até o estadual.

Gustavo Trindade é diretor de competições do futebol masculino na FPF — Foto: Reprodução / TV Cabo Branco

Gustavo Trindade é diretor de competições do futebol masculino na FPF — Foto: Reprodução / TV Cabo Branco

Estão garantidos na disputa do Campeonato Paraibano 2021 os seguintes clubes: Atlético de CajazeirasBotafogo-PBCampinenseNacional de PatosPerilimaSão Paulo CrystalSousa e Treze. O Galo, inclusive, é o atual campeão do estado da Paraíba.

Gustavo ainda informou que a intenção da entidade é que o Paraibano siga com dois rebaixados, como vinha acontecendo nas edições anteriores, e admitiu que a intenção da FPF é que, na 2ª divisão do Campeonato Paraibano de 2021, o campeão e o vice garantam o acesso, como vinha acontecendo. Ou seja, o estadual da Paraíba passe a contar sempre com oito clubes na elite.

*Com a colaboração de Izabel Rodrigues, Raniery Soares e Silas Batista do GE