FPF divulga tabela básica e regulamento do Campeonato Paraibano de 2021; confira

Ainda nessa sexta-feira, horas após o Conselho Técnico que definiu os moldes do Campeonato Paraibano da temporada 2021, a Federação Paraibana de Futebol divulgou oficialmente a tabela básica e o regulamento da competição estadual deste ano, que terá um formato mais curto. O torneio começa no dia 17 de março e tem previsão que se estenda até o dia 26 de maio.

Clubes participantes do Campeonato Paraibano em 2021: Atlético-PB, Botafogo-PB, Campinense, Nacional de Patos, Perilima, São Paulo Crystal, Sousa e Treze.

Tabela básica da primeira fase do Campeonato Paraibano de 2021 — Foto: Reprodução / FPF

Tabela básica da primeira fase do Campeonato Paraibano de 2021 — Foto: Reprodução / FPF

O Paraibano de 2021, que chegou a ser cancelado no consenso da maioria dos dirigentes dos oito clubes, que alegaram falta de recursos financeiros, vai ter apenas 11 datas. A primeira fase, por exemplo, vai apresentar sete rodadas para que todas as equipes se enfrentem uma única vez. Apenas uma delas será rebaixada. Os dois primeiros colocados se classificam direto para a fase semifinal. E aí uma novidade: uma repescagem, contemplando o duelo entre o terceiro ao sexto colocado (3º x 6º e 4º x 5º), em jogo único, vai definir os outros dois semifinalistas.

A semifinal também vai ser decidida em 90 minutos. A decisão do título, no entanto, ganhou a flexibilidade de ser decidida em dois confrontos entre os clubes finalistas.

Os clubes finalistas, como aconteceu nos últimos anos, vão ter vagas asseguradas na Copa do Brasil do próximo ano, com o time campeão garantido na fase de grupos na Copa do Nordeste de 2022.

Tabela apresenta torneio de tiro curto

Não pode haver brecha para erros. O Campeonato Paraibano deste ano vai ser curto, objetivo e vai seguir às fases finais quem realmente vacilar menos que os seus oponentes. Campinense, Perilima, São Paulo Crystal e Sousa são algumas das equipes que vão ter o privilégio de atuar como mandantes em quatro oportunidades. O Dinossauro, inclusive, vai enfrentar o trio de ferro do futebol paraibano, composto por Botafogo-PB, Campinense e Treze, no Marizão, além de encerrar a primeira fase contra o Nacional de Patos.

Por sua vez, Atlético-PB, Botafogo-PB, Nacional de Patos e Treze vão precisar mostrar a força dentro das quatro linhas para buscar a classificação para a semifinal atuando mais como visitantes, jogando fora de casa em quatro oportunidades.

Quatro rodadas com clássicos

Com o campeonato mais enxuto, com poucas datas e apenas um encontro entre os times na primeira fase, os clássicos da edição 2021 do estadual vai ganhar ainda mais significado quando as equipes estiverem em campo.

O primeiro grande encontro está marcado para a rodada #2, com o Clássico Tradição. Botafogo-PB e Treze vão voltar a se encontrar em João Pessoa, onde aconteceu o último confronto entre os clubes alvinegros, em dezembro, pela Série C do Brasileiro, que culminou na permanência do Belo na Terceirona e com a queda do Galo da Borborema para a Série D. Depois, na rodada #4, Atlético-PB e Sousa vão duelar no Clássico do Sertão, com jogo marcado para a cidade de Cajazeiras.

Botafogo-PB e Treze vão voltar a se encontrar depois do decisivo encontro entre os times pela Série C do Brasileiro — Foto: Paulo Cavalcanti / Botafogo-PB

Botafogo-PB e Treze vão voltar a se encontrar depois do decisivo encontro entre os times pela Série C do Brasileiro — Foto: Paulo Cavalcanti / Botafogo-PB

Caminhando para o término da primeira fase, a rodada #5 vai colocar frente a frente Campinense e Botafogo-PB, em Campina Grande, no Clássico Emoção. E aí, na rodada final desse primeiro momento da competição, assim como aconteceu em 2020, Campinense e Treze vão fazer o Clássico dos Maiorais, com mando da Raposa.

Abaixo, as datas previstas para as fases finais:

 

Fase final tem data prevista para iniciar no dia de 16 de maio e deve finalizar no dia 26 deste mesmo mês — Foto: Reprodução / FPF

Fase final tem data prevista para iniciar no dia de 16 de maio e deve finalizar no dia 26 deste mesmo mês — Foto: Reprodução / FPF

ge