A presidente do PT, Gleisi Hoffmann disse a jornalista Andréia Sadi que Lula (PT) vai indicar o nome do chefe da transição ainda nesta terça-feira (1º).
Na segunda-feira (31), ela manteve conversas com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, que, segundo ela, afirmou que a pasta está pronta para iniciar a transição.
“Ciro disse que estão preparados para fazer a transição, aguardando apenas os nomes. Que o Centro Cultural Banco do Brasil está à disposição. Temos direito a 50 nomes e, hoje, vamos bater o martelo sobre quem vai comandar”.
Ciro Nogueira não se manifestou publicamente sobre o assunto até aqui.
As negociações de bastidor entre o PT e integrantes do governo Bolsonaro contrastam com a postura do próprio presidente da República, que tem se recusado a se pronunciar publicamente sobre a derrota nas eleições, passadas mais de 30 horas da divulgação do resultado e do reconhecimento dele pelos chefes de outros Poderes e líderes nacionais.
Não custa lembrar que, quando perdeu em 2018, o petista Fernando Haddad ligou para Bolsonaro ainda na noite do domingo do segundo turno.
Segundo a jornalista apurou, o comitê de Lula prefere que o chefe da transição de Bolsonaro seja alguém da política – e não o ex-ministro da Defesa e candidato a vice Braga Netto, como foi cogitado por aliados de Bolsonaro.
Na reunião do Alvorada na segunda, Bolsonaro, inclusive, foi aconselhado a não indicar Braga Netto pelo perfil hostil e sem interlocução com outros Poderes.