Governo reconhece situação de emergência em quatro cidades da Paraíba

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, nesta quarta-feira (9), a situação de emergência nas cidades paraibanas de Amparo, Barra de Santana, Pombal e Santa Cruz. A decisão foi publicada na Portaria nº 1.132, no Diário Oficial da União, e tem como base os efeitos da estiagem nos municípios.

Com o reconhecimento, as prefeituras já podem solicitar recursos federais para ações de resposta, como a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para equipes de apoio, kits de higiene e limpeza, entre outros itens. Os pedidos devem ser feitos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Atualmente, a Paraíba tem 123 reconhecimentos vigentes de situação de emergência, sendo 119 por estiagem, dois por enxurradas, um por erosão costeira e um por inundações. A liberação dos recursos depende da análise técnica dos planos de trabalho enviados pelas prefeituras.

A Defesa Civil Nacional oferece cursos on-line gratuitos para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do sistema S2iD. As formações estão disponíveis para servidores das três esferas de governo.