O 2 a 1 sobre a Portuguesa, dia 14 de março, em um Maracanã com portões fechados já por conta dos efeitos da pandemia do coronavírus foi o ato mais recente de um Flamengo que tem o ano dividido em dois: antes e depois de Jesus. Somando todos os jogos oficiais de 2020 ou apenas os que o treinador esteve no banco de reservas, a realidade não muda: nenhum time da Série A tem desempenho melhor no país.
No total, o Flamengo entrou em campo 16 vezes na temporada, com 13 vitórias, dois empates e somente uma derrota, para o Fluminense, na Taça Guanabara. Total de 85.4% dos pontos que representam o melhor aproveitamento do ano. O Atlético-GO, com 76,9% e a dupla Flu e Inter, com 71.1% vêm na sequência entre os times da primeira divisão.
Flamengo em 2020
- 16 jogos
- 13 vitórias
- 2 empates
- 1 derrota
- 36 gols marcados
- 12 sofridos
- 85,4% de aproveitamento
Flamengo de Jorge Jesus em 2020
- 12 jogos
- 11 vitórias
- 1 empates
- 0 derrotas
- 32 gols marcados
- 9 sofridos
- 94,4% de aproveitamento
No somatório rubro-negro, porém, estão os quatro jogos com o time sub-23, sob o comando de Maurício Souza, enquanto Jorge Jesus e o elenco principal ainda desfrutavam de férias. Se levados em conta somente os números com o português e força máxima, o Flamengo chega a impressionantes 94.4% de aproveitamento, invicto com 12 vitórias e somente um empate, contra o Independiente Del Valle, na altitude de Quito.
Neste período, o Flamengo levantou ainda três troféus: a Supercopa do Brasil, a Recopa Sul-Americana e a Taça Guanabara. Motivos de sobra para manter o torcedor com a mesma empolgação de 2019 e que nem mesmo a paralisação pelo Covid-19 foi capaz de minimizar.
- Mais jogos: Everton Ribeiro e Michael com 11
- Mais minutos em campo: Gabigol e Gustavo Henrique com 900 em 10 jogos
- Mais gols: Gabigol com 11
Assim como no ano passado, Gabigol segue sendo o destaque absoluto do estelar elenco de Jorge Jesus. Com 11 gols em 10 jogos, o camisa 9 é o goleador e também quem mais ficou em campo na temporada: 900 minutos, mesma marca de Gustavo Henrique. Já Michael e Everton Ribeiro são os que acumulam maior número de partidas: 11.
De férias, o elenco do Flamengo tem retorno aos trabalhos previsto para o dia 21 de abril, no Ninho do Urubu. Mas tudo dependerá das autoridades competentes no combate ao coronavírus.
Pelo calendário que estava em vigor, o próximo compromisso do Flamengo seria contra o Independiente del Valle, em Quito, pela Libertadores, dia 19 de março. Foi o primeiro dos compromissos adiados pela paralisação do futebol.
A volta aos gramados ainda é uma incógnita, mas o torcedor rubro-negro tem duas certezas: uma é de que 30 dias é tempo suficiente para sentir muita saudade e outra é que há dados de sobra para manter o otimismo com o time atual.
Globoesporte.com