Hospital Clementino Fraga, referência para Covid-19 em João Pessoa, está lotado, diz secretário

O Hospital Clementino Fraga, considerado a unidade de saúde de referência em João Pessoa para o tratamento da Covid-19 está lotado, conforme o secretário de estado de saúde Geraldo Medeiros. A sua lotação se dá, principalmente, nos leitos ativos de UTI adulto. Até esta segunda-feira (4) apenas um estava disponível, de um total de 15 leitos.

Em relação aos leitos de enfermaria do Hospital Clementino Fraga, apenas oito leitos estão disponíveis. Do total de 30 leitos, 22 estão ocupados, conforme a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Na Grande João Pessoa, já houve um aumento na porcentagem de ocupação dos leitos de UTI. Atualmente, 63% dos leitos ativos de UTI adulto estão ocupados e 36% dos leitos de enfermaria também estão com internações, este com um número mais baixo devido ao Hospital Solidário, que já começou a receber pacientes.

De acordo com o secretário executivo de saúde, Daniel Beltrammi, o plano de contingência vai até 370 leitos. Não há como afirmar que a Paraíba está perto de um colpaso da rede de saúde, tendo em vista que novo leitos podem ser ativados na medida em que novos ventiladores mecânicos cheguem aos hospitais. “Nos últimos 15 dias a ocupação aumentou muito devido ao desrespeito ao isolamento social. Um efeito objetivo”, ressaltou Daniel.