Hugo Souza e Luiz Henrique se despedem da base no Flamengo e miram Carioca com o profissional

Em um ano de recorde de títulos nas categorias de base, o sub-20 do Flamengo, assim como o profissional, encerrou a temporada com quatro troféus: do Campeonato Carioca, Brasileiro, OPG e Supercopa do Brasil, conquistada no último domingo sobre o Palmeiras. Da vitoriosa geração rubro-negra, apenas dois jogadores estouram a idade e serão promovidos ao time principal em 2020: o goleiro Hugo Souza e o meia Luiz Henrique.

Mais conhecido como Neneca, o goleiro de 1,96m de altura e 20 anos se despediu da base rubro-negra, onde chegou em março de 2009 aos 10 anos. Entre seus principais títulos estão o bicampeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior (2016 e 2018) e OPG (2018 e 2019), campeão Carioca Sub-17 (2016) e Sub-20 (2018 e 2019), Brasileiro Sub-20 (2019) e Supercopa do Brasil Sub-20 (2019).

Neneca ao lado de Alisson, Neto e Taffarel na seleção brasileira em 2018 — Foto: Arquivo pessoal
Neneca ao lado de Alisson, Neto e Taffarel na seleção brasileira em 2018 — Foto: Arquivo pessoal

Hugo Souza já foi convocado por Tite para a seleção brasileira principal em 2018, para os amistosos contra Estados Unidos e El Salvador, quando o treinador passou a chamar um jovem talento sub-20 a cada convocação. Além disso, o goleiro vinha alternando treinos com o profissional do Flamengo no Ninho do Urubu, disse estar preparado para o desafio e espera ganhar chances no Carioca:

– Foi um ano muito especial para mim. Além dos títulos no sub-20, ainda pude ser integrado ao elenco profissional e ser relacionado para alguns jogos do Brasileiro. Fiz meu último jogo na base do clube e, é claro, passa aquele filme na cabeça, desde o dia em que tudo começou aqui.

– Não sei como vai iniciar a temporada para o time principal, que só entrou de férias agora, qual será a programação, mas espero poder ter uma oportunidade no Carioca. Pode ter certeza de que, se a chance surgir, estarei preparado.

Luiz Henrique era o capitão do time sub-20 e também se destacou — Foto: Mailson Santana / Fluminense
Luiz Henrique era o capitão do time sub-20 e também se destacou — Foto: Mailson Santana / Fluminense

O título do Flamengo na Supercopa do Brasil classificou o clube para a Libertadores Sub-20, competição que o Rubro-Negro só disputou uma vez em 2011. Mas nenhum dos dois poderão jogar o torneio devido à idade. Capitão do time, o meia Luiz Henrique, também de 20 anos, desejou boa sorte aos companheiros e já virou a chave para o profissional, com o objetivo de começar com o pé direito:

– Encerro meu ciclo no sub-20 do Mengão com chave de ouro com a taça da Supercopa. Deixei eles na Libertadores e confio que farão uma ótima competição. Agora é começar o ano que vem bem – afirmou o jovem em entrevista ao site da CBF.

Por conta das férias atrasadas devido à participação do Flamengo no Mundial de Clubes, os jogadores só se reapresentarão dia 22, e o clube vai jogar a Taça Guanabara com o sub-20. A estreia rubro-negra em 2020 está marcada para o dia 18 de janeiro contra o segundo classificado na seletiva do Estadual (Nova Iguaçu, Friburguense, America-RJ, Macaé, Portuguesa-RJ ou Americano).

Com GE