No dia último dia 29 de outubro, o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), juntamente com o CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), reuniu a comunidade LBTQI+ do nosso Município. O I Encontro teve como objetivo oficializar o GRUPO DE APOIO E ASSISTÊNCIA DA COMUNIDADE LGBTQIA+ DE PIRPIRITUBA, fortalecer os laços do Poder Público com a comunidade, suas reais necessidades e assim lutar por melhorias com igualdade para todos.
A Secretária de Desenvolvimento Social Valdilene Pacheco, destacou a importância de estreitar o relacionamento e buscar apoio para o público LGBTQIA+, que é de extrema vulnerabilidade. “É necessário ofertar um atendimento adequado e especializado às pessoas que sofrem diariamente preconceito”.
O público LGBTQIA+ precisa ser atendido com respeito, da forma que querem ser tratados. E esse espaço ofertado pela Assistência Social é fundamental na proteção social e garantia de direitos da população LGBTQIA+.
O encontro teve a participação do casal Homossexual Leydson Samuel e Genaldo, que relataram experiências vividas na aceitação familiar e social. Esclareceram assuntos que envolvem a Comunidade de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros, para ajudar na construção de uma sociedade inclusiva e justa.
“Entender as principais questões envolvendo sexualidade e gênero, pode ser desafiador, em uma sociedade que ainda não deixou de ser preconceituosa, estamos aqui para apoiar e buscar a igualdade para todos” destacou a Coordenadora do CRAS, Osilene Pereira.
O Encontro teve a participação da coordenadora do CREAS Maria de Fátima Narciso, da Orientadora Social Miriam Targino e a da Psicóloga Hévilla Rodrigues, que apoiaram e se dispuseram a ajudar no que for necessário.