Começou a partir desta segunda-feira (01) a coleta de dados para o Censo Demográfico 2022, feito pelo o Instituto de Pesquisa de Geografia e Estatística (IBGE). Na cidade de Belém, no Agreste paraibano, recenseadores devem ir às ruas para obter informações sobre a população do município.
O IBGE pede que a população participe do programa e responda as perguntas de forma correta. São dois questionários, um mais simples e rápido, e, dependendo do tamanho da família, um que leva mais tempo – de até 25 minutos.
O órgão reforça o alerta para a segurança. Os recenseadores vão estar uniformizados e com crachá. O cidadão poderá consultar as informações sobre os agentes censitários na página do IBGE.
“No crachá do recenseador, que vai estar sempre no colete do IBGE, tem um QR code. Basta apontar a câmera do celular para esse QR code que vai redirecionar para um site”, destacou o órgão.
Na visita dos agentes, os moradores têm a opção de responder o questionário diretamente ou fazer isso pela internet ou por telefone. Se optar por responder on-line, a pessoa recebe um link com uma senha, que terá prazo de sete dias para responder. Pelo telefone, é preciso agendar um horário para receber a ligação do IBGE.