O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (2), um alerta amarelo de perigo potencial de uma nova onda de calor, que deve levar setembro a bater o recorde histórico de temperaturas mais altas para o mês. O aviso é válido a partir das 12h desta terça-feira até as 18h de quinta-feira devido ao calor.
De acordo com o instituto, a onda deve levar as temperaturas a cerca de 5ºC acima da média em nove estados. Há ainda um alerta amarelo de baixa umidade vigente até as 21h desta segunda-feira e que cobre boa parte do país.
Os estados mais afetados serão Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia. Espírito Santo, Pará e Minas Gerais devem ter poucas cidades afetadas.
Apenas todos os estados do nordeste, e o litoral do Rio Grande do Sul, no norte de Minas Gerais, no oeste do Amazonas e no norte do Amapá a temperatura não se altera.
Calor mais intenso e prolongado
Segundo o Climatempo, esse tipo de fenômeno durante esta época do ano e no mês de setembro já é comum em grande parte do Brasil, especialmente nas regiões do Brasil Central e Centro-Oeste.
No entanto, nos últimos anos, essas ondas de calor têm se tornado mais intensas, precoces e prolongadas, de acordo com a empresa de meteorologia. Além disso, os modelos meteorológicos sugerem que, desta vez, o período de calor seja ainda mais extenso.
Esta onda de calor pode ser mais intensa que as duas primeiras registradas no início do ano, entre março, abril e maio, tanto em termos de duração quanto de temperatura.
Existe a possibilidade de que, em algumas regiões, o calor persista até meados da segunda quinzena do mês. A previsão é que a chuva chegue à maioria dessas áreas apenas entre a segunda quinzena de setembro e o início de outubro.