Quando o assunto é transparência, o município de Lagoa de Dentro, localizado no Vale do Mamanguape, a administração do prefeito Zezinho da Rapadura conseguiu a incrível nota ZERO em transparência. A nota é apontada pelo aplicativo Turmalina, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que tem como base o cumprimento a Lei de Acesso à Informação, que mostram em um ranking quem são os municípios mais e menos transparentes do estado.
A plataforma Turmalina, que de acordo com o TCE, é um robô que trabalha diariamente analisando os portais de transparência de todas as cidades do estado da Paraíba. São dez categorias, sendo cada uma delas divididas em várias subcategorias.
Segundo o relatório visual , o município não conseguiu atingir nenhum dos pontos elencados pelo TCE-PB, desde sua receita até a sua folha pessoal. Esses parâmetros de avaliação são: Instrumentos de planejamento (00); processos licitatórios (00); receita (00); receita extra (00); despesa (00); despesa extra (00); contratos (00); convênios (00); e pessoal (00).
Somando tudo, cada município pode receber até 630 pontos, a depender da disponibilidade ou não desses dados acima citados. O robô trabalha fiscalizando todos os 223 portais de prefeituras e verificando essa transparência. A cidade de Lagoa de Dentro, conseguiu a vergonhosa colocação 169°, na Paraíba e uma das piores colocações do Vale do Mamanguape.
Tendo como referência da segunda-feira (07/04), Vale lembrar, no entanto, que como essa verificação é diária, no dia seguinte esses municípios podem ter sua nota atualizada. O portal fica a disposição do poder público para sua versão.