‘Lei da gravidade’ faz Pocah cair nos clichês do funk com Léo Santana

Resenha de single

Título: Lei da gravidade

Artistas: Pocah & Léo Santana

Compositores: Wallace Vianna, Luan Rafael, André Vieira e Pedro Breder

Gravadora: Warner Music

Cotação: * *

♪ “É mais uma”, reconhece Léo Santana ao fim do clipe da música Lei da gravidade, filmado em pontos turísticos de Salvador (BA) sob direção de Chico Kértesz.

Com imagens que aludem à famosa teoria do físico inglês Isaac Newton (1646 – 1727), o clipe se origina da gravação da composição inédita Lei da gravidade, registro fonográfico feito pela funkeira Pocah em dueto com Santana, cantor baiano de pagode.

Editada em single que aportou na sexta-feira, 14 de fevereiro, simultaneamente com o lançamento do clipe, a gravação em si resulta banal. Gravada com produção musical assinada pela empresa Hitmaker, a composição de Wallace Vianna, Luan Rafael, André Vieira e Pedro Breder tem pouco poder de sedução e contribui para a banalidade do resultado final.

Cantora fluminense de 25 anos que ganhou visibilidade nos últimos dois anos, embora já esteja em cena desde 2012, Pocah – nome artístico de Viviane de Queiroz Pereira – tem merecido investimentos da Warner Music, gravadora que lançou Anitta e Ludmilla no mercado fonográfico.

single o clipe de Lei da gravidade são apostas da gravadora multinacional para manter o nome de Pocah em alta no período carnavalesco.

Vai ser difícil chegar ao topo. A munição de Pocah para a folia é fraca. Até porque a batida de Lei da gravidade não é tão “diferente e animada” como alardeia o texto da nota oficial sobre o single. A rigor, Lei da gravidade faz Pocah cair em clichês do funk de linha erotizada.

Com versos que gravitam em torno do sobe-e-desce da bunda, parte vital da anatomia do gênero, a letra é exemplo de como as fórmulas já estão desgastadas no universo do pop funk.

Lei da gravidade é mais uma música que, após o impulso inicial em playlists turbinadas com ações de marketing, deverá cair no esquecimento.