A cidade de Cajazeiras é mais uma a iniciar a flexibilização a partir desta segunda-feira. A Prefeitura do município apresentou o Plano de Retomada da Economia liberando várias atividades com restrições. Uma delas são os treinamentos do time profissional do Atlético-PB, líder geral do Campeonato Paraibano 2020. No entanto, de acordo com o diretor executivo atleticano, Alysson Lira, o clube está buscando viabilizar a vinda de boa parte do elenco, já que apenas quatro jogadores permaneceram na Paraíba durante a paralisação do futebol. Com isso, a ideia do Trovão Azul é reunir todo o grupo até sexta-feira.
O Plano de Retomada da Economia divulgada pelo prefeito de Cajazeiras, José Aldemir (PP) vai ser publicado e entra em vigor nesta segunda-feira. Mas para os atleticanos retomarem os treinamentos, vai ser necessário a utilização do protocolo de segurança da Federação Paraibana de Futebol (FPF).
Apesar isso, a princípio, os atleticanos não vão poder treinar no Estádio Perpetão. Isso porque o decreto estadual, mais precisamente o artigo 11, mantém fechados todos “os equipamentos públicos de cultura e esporte, pertencentes ao Estado da Paraíba”. Ou seja, Almeidão (João Pessoa), Amigão (Campina Grande) e Perpetão (Cajazeiras) continuam sem poder receber treinos ou jogos.
Segundo o documento do Governo do Estado, assinado por João Azevêdo (Cidadania), esse estádios e outros locais de prática esportiva de propriedade do Estado “permanecerão fechados até ulterior deliberação”.
De acordo com Alysson Lira, os jogadores que haviam voltado para as suas cidades nesse período de paralisação do calendário vão começar a desembarcar em Cajazeiras nesta segunda-feira. A intenção da diretoria é que todo o grupo esteja na cidade até sexta-feira. Depois disso é que o clube vai dar mais um passo importante para a retomada das atividades. No atual momento, somente quatro atletas, além do técnico Ederson Araújo, estão no município.
– No momento, estamos com um pouco de dificuldade para conseguir passagens aéreas, mas acredito que até sexta-feira, todo o elenco já esteja em Cajazeiras. Por enquanto, temos apenas quatro jogadores na cidade – disse o diretor executivo do Trovão Azul.
Alysson Lira já havia declarado que o Atlético de Cajazeiras já possuía um planejamento preparado para a retomada do futebol. Segundo o dirigente, restava apenas o aval das autoridades da cidade, algo que foi confirmado. Agora, o retorno das atividades vai ser colocado em prática.
O Atlético de Cajazeiras vive um ano importante. O time vai disputar a Série D do Campeonato Brasileiro nesta temporada. Além disso, até a paralisação, o desempenho no Campeonato Paraibano era impressionante, o time está invicto, com cinco vitórias e três empates em oito jogos, sendo líder do Grupo A da competição, além de ser o primeiro colocado geral do estadual e dono da melhor defesa.
Para a retomada das atividades, o técnico Ederson Araújo vai ter trabalho para manter a equipe naquela forma. Vale lembrar restam duas rodadas para o Atlético-PB concluir a primeira fase e confirmar a vaga nas semifinais. Porém, é sempre bom relembrar, ainda não existe uma data confirmada para o retorno do Campeonato Paraibano. Primeiramente, os treinos vão ser liberados, como no caso de Cajazeiras, na qual o Trovão Azul já vai poder trabalhar.