O desafio de liderar pessoas em tempos em que a mudança se da de maneira contínua e ininterrupta, muitas vezes cansando e desnorteando o indivíduo, tem provocado os gestores a buscares meios que envolva e de unidade de ação a seus liderados. Recorrer ao básico e ao simples tem sido bastante recorrente para manter ou gerar produtividade nas equipes.
O ser humano precisa ser privilegiado, e o líder tem que focar em ensinar seus liderados a ouvir, para compreender o que se busca e minimizar conflitos; a praticarem a empatia, e assim melhor compreender o outro, criando uma relação equilibrada; deixar as pessoas a vontade para dar e receber feedbacks, promovendo o crescimento de todos e colaborando para a geração de um ambiente propicio ao trabalho produtivo.
Gestores que buscam a produtividade também ensinam as pessoas de sua equipe a liderar e a seguir a liderança, promovendo o exercício de colocar em pratica os ensinamentos aprendidos nos três primeiros itens dessa jornada de aprendizado, por fim os membros da equipe precisam ser treinados a ter interação de ganha-ganha, agindo com correção e sendo honestos com seus colegas de trabalho.
A tecnologia está a disposição de todos para colaborar com a produtividade, mas a interação entre os membros da equipe é que exponencia lizará ou não os resultados propostos pelas inovações tecnológicas. Fique atento.