Luciana Mello passa sufoco ao regravar sucesso de Alcione

Capa do single ‘Sufoco’, de Luciana Mello — Foto: Divulgação

Resenha de single

Título: Sufoco

Artista: Luciana Mello

Compositores: Chico da Silva e Antônio José

Gravadora: Edição independente da artista / ONErpm (distribuição)

Cotação: * * 1/2

♪ Projetada em escala nacional em 1975, ano em que foi apresentada pela gravadora Philips como “a voz do samba” em bem-sucedido primeiro álbum, Alcione consolidou o sucesso e a carreira fonográfica três anos depois com a edição em 1978 do disco Alerta geral.

Este álbum elevou a cantora maranhense a outro patamar na indústria do disco por conta do retumbante sucesso nacional de Sufoco (Chico da Silva e Antônio José, 1978), samba então inédito que apontou para a veia romântica que iria pulsar com força na discografia da cantora, sobretudo a partir dos anos 1980.

A interpretação de Alcione para Sufoco se impõe ainda hoje como um dos melhores momentos da carreira fonográfica dessa grande cantora. O que somente dificulta a missão da qual Luciana Mello se incumbiu.

Dois meses após ter lançado single com regravação de Como um caso de amor (André Renato e Ronaldo Barcellos, 2011), samba lançado na voz de Arlindo Cruz e revivido por Luciana com os toques de músicos como Carlinhos Sete Cordas e Mauro Diniz (cavaco), a cantora paulistana volta ao disco com abordagem de Sufoco.

Em que pese o peso do time de músicos arregimentados para a gravação lançada em single na sexta-feira, 7 de fevereiro, Luciana Mello passa sufoco por cair da armadilha do cover ao reviver o samba de 1978. Armadilha da qual fugiu Zizi Possi ao interiorizar e adensar Sufoco em gravação ao vivo perpetuada no DVD Cantos & contos 1 (2010).

Falta uma centelha de originalidade ao registro de Sufoco na voz da artista. Com Luciana, o tristonho samba ressurge em abordagem meramente correta, com as mesmas intenções e tonalidades da gravação de Alcione, mas sem a voz de Alcione. O que significa que, a rigor, o single Sufoco nada acrescenta à discografia de Luciana Mello.