Mês decisivo: Inter pode enfrentar maratona de oito jogo em 25 dias em fevereiro

A temporada de 2020 ainda nem começou para o Inter, mas direção e comissão técnica já sabem que podem ter um mês cheio em fevereiro, repleto de decisões no Campeonato Gaúcho e na Libertadores. Caso avance em ambas competições, o Colorado poderá realizar até oito jogos em um intervalo de 25 dias, com média de uma partida a cada três dias.

Antes de maratonar fevereiro adentro, o elenco colorado se apresenta no dia 8 de janeiro para a pré-temporada. O novo técnico Eduardo Coudet – além de conhecer melhor o grupo de jogadores – terá de preparar o time para jogos decisivos logo no início da temporada.

Em janeiro serão três partidas válidas pela fase de grupos do 1º turno do Gauchão. Já em fevereiro, há mais dois jogos pelo Estadual, além de semifinal e a final do turno, caso o Inter se classifique.

Sem contar, claro, a primeira eliminatória da pré-Libertadores contra um adversário chileno a ser definido entre Unión Española e Universidad de Chile, marcadas para os dias 4 e 11 de fevereiro (veja abaixo). Passando, há ainda a segunda seletiva antes da fase de grupos, contra Macará, do Equador, ou Tolima, da Colômbia.

O calendário de fevereiro do Inter

  • 02/02 – Ypiranga x Inter – Gauchão
  • 04/02 – Chile 4 x Inter – Pré-Libertadores
  • 09/02 – Inter x Novo Hamburgo – Gauchão
  • 11/02 – Inter x Chile 4 – Pré-Libertadores
  • 16/02 – semifinal do primeiro turno – Gauchão*
  • 18 ou 19/02 – Macará ou Tolima x Chile 4 ou Inter – Pré-Libertadores*
  • 22/02 – final do primeiro turno – Gauchão*
  • 25 ou 26/02 Chile 4 ou Inter x Maracá ou Tolima – Pré-Libertadores*

* Jogos dependem da classificação do Inter

Eduardo Coudet, técnico do Inter, terá decisões em fevereiro — Foto: Eduardo Deconto
Eduardo Coudet, técnico do Inter, terá decisões em fevereiro — Foto: Eduardo Deconto

As datas ainda não estão confirmadas e podem sofrer alterações. Independente disso, o Inter deve priorizar os jogos da Libertadores, pelo caráter eliminatório, e iniciar o estadual com uma equipe alternativa. Da reapresentação até a estreia, Coudet terá exatos 27 dias de preparação até o primeiro confronto pela competição.

Não deu tempo para respirar? O mês de março pode repetir a maratona ou até mesmo incluir mais confrontos. Neste período ocorrem os cinco jogos do segundo turno do Gauchão e estão previstas datas para a fase de grupos da Libertadores.

Enquanto a temporada não começa, a direção e o técnico trabalham na montagem do grupo para 2020. Até o momento, nenhum reforço foi anunciado oficialmente, mas o clube já tem acertos com o lateral Rodinei, do Flamengo, e o volante Musto, do Huesca-ESP.

Com GE