O Ministério Público Federal (MPF) pediu a revogação da nota técnica publicada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, que desaprovava a vacina contra a Covid-19 e recomendava o tratamento precoce com medicamentos do chamado kit covid.
Antes mesmo da recomendação do MP, a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde já havia publicado uma nova versão da nota. O novo documento, no entanto, também foi reprovado pela Conitec, que entende que a recomendação é contrária aos estudos já aprovados pela comunidade científica.
O secretário responsável pela subpasta do ministério, Hélio Agnotti Neto, ainda recebeu uma recomendação do MPF para revogar a nota e publicar as Diretrizes Brasileiras para Tratamento Medicamentoso Ambulatorial do Paciente com Covid. Ele terá dez dias para emitir um posicionamento sobre o assunto.
O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, disse que caberá ao secretário Hélio Angotti Neto esclarecer a nota técnica. Na última quarta-feira (26) o STF deu cinco dias para a saúde prestar esclarecimentos sobre a nota.
O Antagonista