Mulheres que inspiram: Educandário Pedro Cardoso homenageia mulheres que foram importantes para Belém, PB

O Educandário Pedro Cardoso da cidade de Belém, Agreste paraibano, homenageou nove mulheres que atuam em diversos segmentos da sociedade belenenses e se destacam por realizarem trabalhos em defesa da valorização e inspiração da mulher em vários segmentos. As homenagens acontecem alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Este ano, devido a pandemia do novo coronavírus, as mulheres foram homenageadas pelos alunos que representaram a unidade escolar indo a casa de cada uma cantando e realizando a entrega de um presente simbólico.

As mulheres que espiram foram:

Bernadete Costa

Dona Bernadete durante a homenagem dos alunos do EPC. Foto: Danilo E.

Filha de Luiz Gonzaga de Oliveira e Joana Lúcia da Costa, Dona Bernadete, como é mais conhecida, é natural de Caiçara, foi casada com José Matias do Santos.

Em Belém, Dona Bernadete Costa foi porta bandeira do município, gestora na creche Lucila Ramalho. Prestou serviços na zona rural de Belém, no Colégio Estadual Engenheira Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho e foi Secretária Adjunta da Educação.

Maria Aparecida Palmeira de Vasconcelos Soares

Aparecida Palmeira, como é mais conhecida, é uma das mulheres que inspiram em Belém, PB. Foto: Danilo

Filha de Elisio Guedes de Vasconcelos e Alice Palmeira de Vasconcelos, graduada em Geografia, contribuiu na área da educação durantes anos.

Maria de Fátima Lima

Filha de Josefa Soares de Mendonça e Luiz Guedes de Lima, Fau como é mais conhecida, é formada em enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e tem 28 anos de serviços prestados ao município como enfermeira na Atenção Básica.

Fau, como é mais conhecida, é uma das mulheres que inspiram em Belém, PB. Foto: Danilo E.

Maria Gisélia Gomes de Sousa

Gisélia do Buffet, como é mais conhecida, é uma das mulheres que inspiram em Belém, PB. Foto: Danilo E.

Filha de Antônio Cassiano de Sousa e Tereza Gomes de Sousa, Gizélia, como é mais conhecida, é graduada na UEPB.

Empreendedora, inspira pelas paixões de sua mãe que criou a Dona Tereza Buffet e eventos.

Maria José Marinho dos Santos

Netinha desenvolve um trabalho a cerca de 28 no esporte amador do município. Foto: Danilo

Filha de José Marinho dos Santos e Maria Marculino dos Santos, Nascida em 26/06/ 1968, Netinha como é mais conhecida, fundou há trinta anos a Associação Atlético Esporte Clube e trabalha com a escolinha com todas as faixas etárias, do fraldinha ao adulto.

Contribuiu na cidade de Belém com 28 anos dedicados ao esporte amador do município, como voluntária, apenas com ajuda dos comerciantes locais e da sociedade de modo geral.

Maria Marculino de Oliveira

Maria Marculino é uma das mulheres que inspiram em Belém, PB. Foto: Danilo

Filha de Andreza Marculino de Oliveira e João Francisco de Oliveira, chegou em Belém no ano de 1975, se destaca no artesanato local com peças artesanais exposta em vários eventos de importância no município.

Maria Marculino também foi homenageada na Rota Cultural Raízes do Brejo do ano de 2019.

Rita Verônica Fernandes Costa e Silva

Verônica é uma das mulheres que inspiram em Belém. Foto: Danilo

Filha de Maria Célia Fernandes da Costa e João Aprígio da Costa, nasceu em Belém no dia 10 de maio na Rua Vicente Cadó, sua parteira foi dona Maria Freire.

Verônica, como é mais conhecida, é graduada em Letras pela UEPB, funcionária pública como Bombeira Militar.

Sebastiana Gomes da Silva

Dona Sebastiana também recebeu título de cidadã belenense. Foto: Danilo

Natural da cidade de Goiana, no estado de Pernambuco, Dona Sebastiana, como é mais conhecida, foi fundadora do Juventus Esporte Clube, time que marcou época no município de Belém.

Zeferina Dantas Rodrigues de Lima

Dona Zeferina é uma das mulheres que inspiram em Belém, PB. Foto: Danilo E.

Filha de Manoel Otávio Dantas e Maria das Dores Dantas, Dona Zeferina, como é mais conhecida, trabalhou a mais de trinta anos na educação do município de Belém.