Acontece nesta quinta-feira (21), o Mutirão de Confissões da Paróquia Sagrada Família, da cidade de Belém, Agreste paraibano. A ação acontece durante todo o dia e deve contar com a participação de vários padres.
O Mutirão de Confissões ocorre das 8h30 às 11h; 14h30 às 17h; das 19h às 21h, na Igreja Sagrada Família, no centro da cidade de Belém. A confissão é uma forma de purificação da alma e preparação para a celebração da Paixão de Cristo.
Apesar de o sacramento poder ser praticado durante todo o ano, a procura é maior durante a quaresma e se intensifica durante a Semana Santa. A tradição da igreja recomenda que a confissão seja feita ao menos uma vez ao ano.
A Semana Santa marca o fim do período da quaresma em que, segundo a tradição cristã, Jesus passou 40 dias no deserto antes de sua morte e ressurreição, no domingo de Páscoa. A Igreja católica segue os passos de Jesus durante a quaresma, marcada pelo domingo anterior à Páscoa, que remete ao episódio da bíblia que conta quando o povo acolheu Jesus agitando seus ramos de oliveiras e palmeiras. Durante esse período, os cristãos realizam penitências, orações e evitam comer carne vermelha, por exemplo, durante a Sexta-feira Santa, marcada pelo sacrifício e morte de Jesus.