O Programa Opera Paraíba esteve presente nesse último fim de semana em 11 cidades e realizou 393 cirurgias eletivas. Foram 28 cirurgias gerais, oito bariátricas, 12 ginecológicas, 14 de urologia, 10 de ortopedia, 33 pediátricas, 12 de otorrino, duas de proctologia, 19 de pterígio e 255 de catarata. As cidades contempladas foram João Pessoa, Itabaiana, Belém, Guarabira, Solânea, Picuí, Campina Grande, Queimadas, Piancó, Pombal e Patos. O programa, criado pelo Governo Paraíba em 2019, vem interiorizando as ações de saúde, estando presente em todas as regiões da Paraíba e facilitando o acesso dos paraibanos ao tratamento de saúde por meio de procedimentos cirúrgicos.
No último sábado (17) e domingo (18) foi a vez do Hospital Estadual de Solânea, unidade da rede de saúde do Governo da Paraíba, receber o programa para a realização de 209 cirurgias de catarata. Os pacientes contemplados foram, em sua maioria, pessoas idosas. Uma delas foi a aposentada Maria de Lourdes, de 69 anos, da cidade de Araruna. Ela fez a cirurgia no olho direito há dois meses, e agora chegou a vez do olho esquerdo. “Com esse olho que eu fiz a cirurgia, tá bom, mas com esse outro, não vejo quase nada, parece que tem uma nata na minha vista. Pra ler letra miúda, eu nem consigo. Agora com a cirurgia no segundo olho vai melhorar tudo, vou enxergar igual uma menina,” contou entusiasmada.
A aposentada Benigna Macedo, de 73 anos, também da cidade de Araruna, pretende voltar a costurar depois da cirurgia. “Por conta da catarata eu já não conseguia colocar a linha na agulha direito, aí depois que eu operei um, já melhorou. Agora eu vim pra fazer o segundo olho, e sei que vou voltar a enxergar bem e poder costurar e fazer minhas coisas,” relatou.
De acordo com o oftalmologista Saulo Freire, a cirurgia de catarata devolve cidadania aos pacientes. “A cirurgia de catarata é hoje uma das cirurgias mais realizadas no mundo, um procedimento que devolve ao paciente cidadania, reinclusão social e autoestima, pois enxergando bem, esse cidadão tem independência”, ressaltou.
Só este ano, o Opera Paraíba já contemplou mais de 37 mil paraibanos com cirurgias eletivas nas três Macrorregiões de saúde. Para participar do programa, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) deve procurar a secretaria municipal de saúde do seu município, ou fazer o cadastro pelo site operaparaiba.pb.gov.br, preencher o formulário, anexando exames e laudo ou encaminhamento médico que confirme a necessidade de uma cirurgia.