Operação do MJPB termina com 32 presos e quase 147 kg de drogas apreendidos

Mais de 30 pessoas foram presas e quase 147 kg de drogas foram apreendidas na Paraíba entre o início de setembro e esta terça-feira (9), quando foi encerrada a Operação Cangalha, realizada por forças de segurança pública estaduais e federais, sob a coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Segundo o Ministério, ainda foram apreendidas no estado 110 armas, 10 veículos e mais de R$ 23 mil. Além disso, 18 celulares foram apreendidos em unidades prisionais.

Das drogas apreendidas, foram 136,7 quilos de maconha, 4,10 quilos de skank, 5,3 quilos de cocaína e 0,83 de crack. Um total de 32 pessoas foram presas.

A Operação Cangalha também resultou em 22 mandados de prisão cumpridos na Paraíba.

Dentro da operação, um homem que estava sendo procurado pela polícia de vários estados, suspeito de ser o chefe de uma organização criminosa de roubo a banco e carros-fortes no dia 29 de setembro.

A prisão aconteceu na cidade de Livramento, no Cariri da Paraíba e com o suspeito foi apreendido um fuzil, uma metralhadora e vários explosivos.

A ação teve três eixos de atuação: a erradicação de plantação de maconha, encabeçada pela Polícia Federal com auxílio da Polícia Rodoviária Federal e polícias militares, a identificação e inabilitação de aparelhos celulares em presídios, efetuada pelas polícias penais com apoio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e investigações de organizações criminosas, executadas pelas polícias civis e Forças-Tarefas SUSP de Combate ao Crime Organizado.

A operação faz parte de uma mobilização articulada pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do MJSP com a participação da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Forças-Tarefas SUSP de Combate ao Crime Organizado e Secretarias de Justiça e Administração Penitenciária.

As ações foram feitas nos últimos dois meses, nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe.