A Paraíba realiza um ‘Dia D’ de vacinação contra Influenza e Covid-19 (monovalente e bivalente), neste sábado (15). Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES),a iniciativa pretende ampliar a oferta da vacina da Influenza, e também, atualizar o esquema vacinal de rotina, com a multivacinação. O mutirão está dentro da 25ª Campanha Nacional de Vacinação, que acontece até o dia 31 de maio.
Segundo a SES, a vacinação contra influenza é uma importante medida para a prevenção da doença grave, suas complicações, as internações e mortalidade. O secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, explica que no ano passado a Paraíba não conseguiu atingir a meta do Plano Nacional de Imunização (PNI) e neste ano apenas 8.267 pessoas foram vacinadas.
A Paraíba distribuiu 427.910 mil doses da vacina contra a Influenza e a ação deve contar com 826 mil pontos de vacinação distribuídos nos 223 municípios do estado.
A abertura do Dia D de Vacinação acontece em Campina Grande, no Parque da Criança, das 8h às 17h, na Av. Dr. Elpídio de Almeida, 215 – Catolé e, em João Pessoa, na Unidade de Saúde Rosa de Fátima, na Rua Oscar Lopes Machado, s/n – Paratibe.
Público-alvo da campanha
O público-alvo da campanha são crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, idosos com 60 anos e mais, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente.
A vacina também é recomendada para algumas categorias profissionais: trabalhadores de saúde, professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários e funcionários do sistema prisional.
Os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade também devem ser vacinados.
O grupo corresponde a mais de 1,5 milhão de pessoas em todo o estado e a meta de vacinação definida pelo PNI é de pelo menos 90%.