Apenas 33 municípios da Paraíba atingiram a cobertura vacinal de 95% contra a febre amarela em 2022. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em todo o estado o percentual de proteção contra a doença ficou em 50,84%.
A vacinação contra febre amarela é de livre demanda, ou seja, o acesso ao imunizante acontece sem a necessidade de agendamento prévio. O imunizante é disponibilizado em todos os 223 municípios da Paraíba. Conforme a SES, o ideal é que a vacinação ocorra em todos os postos de saúde, mas as gestões municipais são livres para aplicar estratégias próprias de vacinação. Sendo assim, em caso de dúvidas, a população deve consultar a Secretaria Municipal de seu município.
A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.
SES aciona Municípios
Na segunda semana de março, a Secretaria de Estado da Saúde reuniu representantes de 19 municípios, incluindo João Pessoa e região metropolitana, para tratar de assuntos ligados à vigilância de toda parte ambiental, laboratorial e organização de rede sobre a prevenção e vacinação contra a febre amarela.
“Estamos convocando a vigilância epidemiológica, a coordenação de imunização e atenção básica para sensibilizar o fortalecimento da oferta e do esclarecimento da importância da vacina febre amarela junto à população adulta ou infantil”, pontuou Talita Tavares, gerente executiva de Vigilância em Saúde.
Quem pode se vacinar contra a febre amarela
– Crianças menores de 1 ano (1ª dose aos nove meses)
– Crianças de 4 anos (2ª dose)
– Pessoas de 5 anos aos 59 anos de idade (dose única)
– Pessoas com 60 anos ou mais (dose única – desde que haja avaliação médica prévia)
* ATENÇÃO: Grávidas NÃO podem tomar a vacina contra febre amarela.