Paraíba tem nove cidades que ainda possuem lixão, aponta Ministério Público

Um levantamento do Ministério Público da Paraíba (MPPB) aponta que nove dos 223 municípios da Paraíba ainda descartam lixo sem tratamento a céu aberto, em lixões.

De acordo com o relatório divulgado pelo Centro de Apoio Operacional (CAO) do Meio Ambiente, quatro municípios (Monteiro, Serra Branca, Sumé e Zabelê) mantêm lixões ativos destinando a esses espaços todo o lixo produzido. Os gestores destes municípios já foram denunciados por crime ambiental.

Ainda de acordo com o MPPB, os que estão mandando parte do lixo para aterros e parte para lixões, são: Araruna, Jacaraú, São Bento e Pilar. Já Cuité comunicou o fim do lixão, mas está pendente de vistoria.

Monitoramento é feito desde 2018

O projeto “Fim dos Lixões na Paraíba” é executado pelo Ministério Público da Paraíba, desde 2018. Naquele ano, 194 cidades tinham lixões a céu aberto.

“A nossa meta é zerar essa condição de cidade com lixão no Estado, por meio do diálogo, chamando os gestores para resolver de fato esse problema ambiental e social. O Ministério Público atua na responsabilização dos que insistem em manter lixões e, nesse sentido, dezenas de prefeitos já foram denunciados à Justiça”, explicou o procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto.