Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quarta-feira (8) em uma operação da Polícia Federal que apura crimes no âmbito da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba. A operação, batizada de Terceira Estação, surgiu a partir das investigações da Operação Calvário, e aponta um prejuízo de mais de R$ 2 milhões relativos à compra de mobiliário escolar, em 2017.
Segundo a PF, os mandados foram cumpridos em João Pessoa e também em Taquaritinga, em São Paulo. São investigadas a prática de crimes relacionados à fraude na contratação; desvio de recursos públicos; corrupção; e lavagem de dinheiro na compra do material.
O nome da operação remete à Via Sacra, representada por 14 estações que reproduzem o trajeto percorrido por Jesus até o Monte Calvário. A terceira estação representa a primeira queda de Jesus ao carregar a cruz.
A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Educação informou que não vai se pronunciar sobre a operação, uma vez que os fatos apurados aconteceram em 2017, em uma gestão anterior à atual, que assumiu em janeiro de 2019.