Prefeita de Belém, PB, é vacinada contra Covid-19 ‘para encorajar população’, sem estar no grupo prioritário

A prefeita da cidade de Belém, Dona Aline (PDT), na Paraíba, foi a primeira pessoa do município a ser vacinada contra a Covid-19, nesta terça-feira (19), durante uma solenidade que marcou o recebimento das doses na cidade.

Um vídeo mostrando o momento em que ela é vacinada foi postado em uma rede social pela prefeitura da cidade. Nele, um funcionário da prefeitura narra a chegada das vacinas e fala que Dona Aline será a primeira a ser vacinada em Belém. Depois, uma enfermeira aplica a dose na prefeita e as pessoas presentes na solenidade aplaudem. Ao fundo, é possível ouvir fogos de artifício. (Veja vídeo no link).

Ela é empresária e tem 78 anos. Apesar disso, não faz parte dos grupos prioritários da primeira fase de vacinação, formado por trabalhadores de saúde, indígenas aldeados, pessoas idosas institucionalizadas e pessoas com deficiência institucionalizadas.

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) informou que será instaurado, até está quinta-feira (21), um procedimento administrativo para acompanhar a vacinação nos municípios de Belém, Caiçara, Dona Inês e Logradouro e apurar eventuais falhas e problemas. Dentro desse procedimento, será apurado o caso da prefeita de Belém que foi vacinada, para averiguar se ela integra ou não grupo prioritário. Os prefeitos e secretários de saúde dos quatro municípios serão notificados para prestar informações e esclarecimentos sobre o assunto.

Ao G1, a assessoria de comunicação de Belém declarou que a prefeita se enquadraria no grupo prioritário, apesar de não ser profissional de saúde, porque faz diariamente visitas aos postos de saúde e está acompanhando o processo de vacinação na cidade. Além disso, o ato teria sido feito também para encorajar a população a se vacinar.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES), o município de Belém deve vacinar 163 pessoas, sendo 112 para profissionais de saúde e 51 idosos asilados.

G1-PB