Prefeita Renata anuncia fechamento do lixão de Belém a partir de setembro e recuperação da área degradada

A prefeita Renata Christinne anunciou o fechamento do lixão de Belém, Agreste paraibano, a partir do mês de setembro, após décadas recebendo o lixo produzido pela população. Os resíduos sólidos serão levados para o Aterro Sanitário construído através do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (Consires), do qual o município de Belém é integrante. O aterro fica localizado em Guarabira.

“Estamos terminando a parte contratual para que a gente possa levar para o aterro sanitário, a partir do próximo mês, os resíduos sólidos que não são aproveitados. Precisamos da colaboração da população no seguinte aspecto: tudo o que for reciclável ou reaproveitável, como papel, vidro e plástico, devem ser separados e entregues aos catadores. Para o aterro deve ser levado apenas aquele lixo que não pode ser reciclado”, destacou a prefeita Renata.

Além do fim do lixão, a gestão municipal está organizando uma área na zona rural para o funcionamento do Centro de Compostagem, para onde serão levados os resíduos vegetais, como podas de árvores, roço do mato e cascas de coco, para serem triturados e transformados em adubo, o qual será utilizado nos canteiros da cidade e em outras atividades de recuperação do solo.

Outra ação importante será a recuperação da área degradada pelo lixão, através do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), que consiste em um conjunto de atividades para recuperação da cobertura vegetal da área, recuperando o ambiente degradado e garantindo a proteção do solo contra processos erosivos que prejudicam o lençol freático e cursos d’água, como rios e riachos.

Assessoria