A prefeitura de Bananeiras, no Brejo paraibano, decretou situação de emergência no município para prevenir a disseminação do novo coronavírus, o Covid-19. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (16) e leva em consideração a condição de pandemia anunciada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A situação de emergência autoriza o Poder Executivo à adoção de todas as medidas necessárias para a prevenção e combate ao vírus, como aquisição de produtos/materiais, equipamentos, insumos, medicamentos, contratação de pessoal técnico especializado na área da saúde para contenção/combate da doença e quaisquer outras medidas.
Entre essas medidas estão, caso sejam necessárias, alterar o horário de expediente dos servidores, suspender aulas, proibição de eventos públicos ou privados com grande aglomeração de pessoas, entre outras medidas administrativas com o objetivo de diminuir a propagação.
As aulas na rede municipal estarão suspensas a partir do dia 23 de março, eventos com aglomerações também estão cancelados pelo período de 30 dias.
O prefeito Douglas Lucena esteve na tarde desta segunda-feira (16) reunido com o grupo de trabalho criado pela Secretaria Municipal de Saúde para estabelecer o protocolo de procedimento em caso de pacientes com suspeitas de coronavírus na cidade. A gestão municipal também promoverá ações emergenciais de conscientização da população, nos moldes das normatizações do Ministério da Saúde.