A professora Terezinha Domiciano foi nomeada nesta quarta-feira (16) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e vai ser a próxima reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O decreto de nomeação foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) e o próximo mandato começa em 12 de novembro de 2024.
De acordo com o documento, assinado também pelo ministro da Educação, Camilo Santana, o mandato da futura reitora vai ser de quatro anos.
Terezinha Domiciano conquistou 67,95% dos votos da consulta pública realizada em abril deste ano e foi a mais votada do pleito, derrotando o professor Lucídio Cabral (25,37% dos votos) e o atual reitor Valdiney Gouveia (6,67%), que era candidato a reeleição.
Ao lado de Terezinha, vai ser nomeada como vice-reitora a professora Mônica Nóbrega, que compôs a chapa vitoriosa na consulta de abril.
O presidente Lula, assim, retoma a tradição de nomear a candidatura mais votada na disputa eleitoral, algo que não aconteceu em 2020, quando Valdiney foi o menos votado, mas acabou nomeado reitor pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL).
Naquela ocasião, inclusive, Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega já tinha sido a mais votada.
Perfil da reitora nomeada
Terezinha Domiciano é professora titular do Departamento de Ciência Animal do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA), no Campus III, em Bananeiras, Brejo paraibano. Ela atuou no movimento estudantil universitário e tem experiência em pesquisa e extensão. Na UFPB, exerceu funções administrativas de chefe de departamento e laboratório, assessoria de pesquisa e coordenação de projetos institucionais. Foi vice-diretora e diretora do CCHSA por dois mandatos.
Perfil da vice-reitora
Mônica Nóbrega é professora associada da UFPB e tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise lacaniana, linguística saussuriana, produção de sentidos, discurso e lingüística saussuriana. Já esteve como diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), no Campus I, em João Pessoa.