Programação religiosa da Festa da Conceição será divulgada nesta quinta-feira (28)

A Paróquia Sagrada Família da cidade de Belém, no Agreste paraibano, realiza na manhã desta quinta-feira (28), uma coletiva da imprensa para anunciar a programação religiosa da Festa da Conceição de 2019.

Na coletiva, o pároco de Belém, Pedro Alexandre, apresentará a programação que se inicia nesta quinta-feira (28), e se estende até o dia 08 de dezembro culminando com a tradicional procissão de Nossa Senhora da Conceição pelas ruas da cidade. Também durante a coletiva o pároco explicará detalhadamente cada dia de evento da festividade.

Nossa Senhora da Conceição

A Imaculada Conceição ou Nossa Senhora da Conceição é, segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha (em latim, macula) do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina. A Igreja Católica também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.

A festa da Imaculada Conceição, comemorada em 8 de dezembro, foi inscrita no calendário litúrgico pelo Papa Sisto IV, em 28 de fevereiro de 1477. Atualmente, a solenidade da Imaculada Conceição de Maria (8 de Dezembro) é festa de guarda em toda a Igreja Católica, exceto em certas dioceses ou países onde, com a prévia aprovação da Santa Sé, a sua celebração foi suprimida ou transferida para um domingo. Festa de guarda significa que todos os fiéis católicos devem obrigatoriamente participar na missa, como se fosse um domingo.

A Imaculada Conceição da Virgem Maria foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus em 8 de dezembro de 1854. A Igreja Católica considera que o dogma é apoiado pela Bíblia (por exemplo, Maria sendo cumprimentada pelo Anjo Gabriel como “cheia de graça”), bem como pelos escritos dos Padres da Igreja, como Irineu de Lyon e Ambrósio de Milão. Uma vez que Jesus tornou-se encarnado no ventre da Virgem Maria, era necessário que ela estivesse completamente livre de pecado para poder gerar seu Filho.

Santuário de Nossa Senhora da Conceição (Belém da Paraíba)

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição, atualmente em fase de construção, está localizado na divisa entre os municípios paraibanos de Belém e Bananeiras, encravado na chamada Pedra do Cordeiro. No local, onde já existe um antigo cruzeiro, será erguido um monumento de 16 metros de altura (somado à base de cinco metros) dedicado a Nossa Senhora da Conceição.

Em homenagem a padroeira de Belém (Paraíba), o Santuário de Nossa Senhora da Conceição foi idealizado pela Paróquia Sagrada Família de Belém (Paraíba), pertencente à Diocese de Guarabira, durante a administração paroquial do Padre Cícero Roberto de Araújo.

Romarias ao Santuário

2ª romaria ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição aconteceu em 2016, na Pedra do Cordeiro, em Belém (Paraíba). E instalação do novo cruzeiro.
1ª Romaria

A primeira romaria aconteceu no dia 20 de abril de 2014, com a celebração da Missa, presidida pelo Padre Cícero Roberto de Araújo, no local de edificação do santuário. Dezenas de fieis católicos peregrinaram até o alto da colina para participar da celebração eucarística em ação de graças pelo início da construção do santuário católico. A celebração religiosa foi transmitida ao vivo pela rádio comunitária Rua Nova FM.

2ª Romaria

A segunda romaria foi realizada no dia 01 de fevereiro de 2015, com a participação de centenas de romeiros da cidade de Belém e municípios circunvizinhos. Na ocasião, foi celebrada a santa missa pelo Padre Cícero Roberto e instalado o novo cruzeiro que ficará ao lado do monumento a Nossa Senhora da Conceição.

3ª Romaria

Realizada no dia 20 de setembro de 2015, a terceira romaria ao Santuário Nossa Senhora da Conceição recebeu, novamente, grande número de católicos. A romaria também foi denominada de “1ª caminhada dos tijolos”, em referência à campanha de arrecadação de tijolos para a construção do santuário/monumento, e contou com a participação do bispo da Diocese de Guarabira, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, o qual celebrou a Missa no local juntamente com o atual pároco de Belém, Padre Jardiel Sátiro, e o ex-administrador paroquial de Belém, Padre Marinaldo Flor.

Mutirões e doação da Pedra do Cordeiro

Nos dias 01 e 22 de junho de 2014 a Paróquia Sagrada Família de Belém (Paraíba) organizou mutirões de limpeza com os fieis católicos na área do santuário em construção, avançando na preparação do terreno para o recebimento das obras e melhorando o acesso ao local.

Já no dia 20 de junho de 2014 foi oficializada a doação de um lote de terra com pouco mais de um hectare e meio, onde está situada a Pedra do Cordeiro, à Paróquia Sagrada Família de Belém para a construção do santuário mariano. O terreno foi doado pelo casal Valdemar Bezerra da Silva e Maria do Livramento Targino Bezerra.

Informações obtidas no Wikipédia