A Comissão de Educação e Cultura do Senado aprovou nesta terça-feira (21) o relatório da senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) ao Projeto de Lei que reconhece as quadrilhas juninas como manifestação da cultura nacional.
O documento é a última etapa para aprovação do projeto que, agora vai à sanção presidencial. Em seu parecer, Daniella Ribeiro destaca a importância social, econômica e turística das quadrilhas para as cidades brasileiras, principalmente as nordestinas.
“Elas incentivam o turismo cultural, criam empregos e promovem a economia local através da venda de comidas típicas, artesanato, músicos, transportes, confecção e demais serviços relacionados aos eventos”, explica Daniella. Para ela, o projeto é um incentivo à preservação dessa manifestação cultural.
A Lei 14.555, de 2023 considera as festas juninas, mas não as quadrilhas, como manifestação da cultura nacional. A nova proposta altera alei para incluir especificamente as quadrilhas, que têm origem em danças de salão europeias e se popularizaram no Brasil, incorporando elementos das culturas locais e da diversidade regional.
A Federação de quadrilhas juninas na Paraíba tem nove ligas. Cada uma delas representa uma região do estado com 172 quadrilhas filiadas. A realização de seus espetáculos movimenta cerca de R$ 30 milhões.