Secretarias de Saúde da Paraíba e de João Pessoa alertam para os riscos nas festas de fim de ano

Os secretários de saúde da Paraíba e de João Pessoa alertaram a população sobre os riscos das festas de fim de ano durante a pandemia. Em coletiva realizada neste sábado (5), há grandes riscos de aumento de casos de coronavírus devido as festividades.

Participaram da entrevista coletiva o secretário de Saúde da capital paraibana, Adalberto Fulgêncio, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, e o secretário executivo de Saúde, Daniel Beltrami.

Reforçando as recomendações do protocolo para as festas de fim de ano, os secretários lembraram que durante as festas, as pessoas devem se reunir, prioritariamente, com quem mora na mesma casa. A sugestão é que se evite o contato com o núcleo familiar mais distante.

O secretário Adalberto Fulgêncio reforçou que as reuniões que envolvem irmãos, cunhados, primos que moram em outras casas aumentam os riscos de contágios. “Essa família expandida (nas festas) leva ao aumento da contagem dos mortos”.

Geraldo Medeiros também alertou para a ocupação de leitos em todo o Estado. De acordo com o boletim desta sexta-feira (4), 90% dos leitos do Sertão estão ocupados, enquanto na Região Metropolitana a taxa é de 67%.

O distanciamento social, o uso de máscara e a higienização das mãos foi novamente reforçado por Daniel Beltrami para evitar o contágio da doença na Paraíba, que está com 148.003 casos confirmados e 3.338 mortes pela doença.

Novas medidas

Durante a coletiva, Adalberto Fulgêncio anunciou que a partir desta segunda-feira (7), as quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de João Pessoa passarão a atender apenas casos de Covid-19.

Nesta sexta-feira (4), a prefeitura de João Pessoa também publicou um decreto proibindo a realização de eventos corporativos e artísticos com até 400 pessoas e o funcionamento de casas de espetáculo para conter a propagação da Covid-19.

A prefeitura também cancelou show pirotécnico de reveillon na orla de Cabo Branco. Os shows shows pirotécnicos promovidos por bares e restaurantes, de forma privada, por provocar aglomeração, também estão proibidos.

Na última quarta-feira (4), o Governo da Paraíba divulgou um guia de recomendações sanitárias para as festas de fim de ano. O documento enumera sugestões aos paraibanos para se protegerem da Covid-19.

Jornal da Paraíba