Segundo dia do “Agosto das Letras” segue com programação virtual em homenagem Lourdes Ramalho

Lourdes-Ramalho-1

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), através da Biblioteca Juarez da Gama Batista, dá continuidade nesta sexta-feira (21) à programação da 6ª. Edição do “Agosto das Letras: Festival de Leitura da Paraíba”, que neste ano homenageia a poetisa e dramaturga Lourdes Ramalho, que no próximo domingo (23) completaria 100 anos. As exibições acontecem de forma exclusivamente virtual, a partir das 17h30, no canal da Funesc no Youtube (www.youtube.com.br/funescpbgov).

De acordo com Tatiana Cavalcante, coordenadora da Biblioteca e uma das organizadoras do evento, além de declamações de poesia e de cordéis e oficina literária, haverá um painel sobre “Chã dos Esquecidos” (editora EDUEPB), uma edição comemorativa do centenário de nascimento de Lourdes Ramalho, contendo obra inédita da teatróloga.

A atividade contará com a presença de Rangel Junior, reitor da UEPB que escreve a apresentação do livro; Alexandre Macedo, editor da EPC; Diógenes Maciel, professor da UEPB responsável pelo posfácio; Valéria Andrade, professora da UFCG e UEPB, que escreve o prefácio da obra; além de Luana Ramalho, neta e curadora do livro.

A literatura de cordel marca o ápice da vida artística de Lourdes Ramalho, que passou a escrever obras teatrais nesse estilo depois que abandonou a carreira de atriz. “O cordel estava na veia dela”, enfatiza Tatiana. Desde 2015, o Festival tem como foco agregar várias atividades culturais, atrair um público diverso e promover ações de incentivo ao livro e acesso à leitura em todo o estado da Paraíba.

Confira a programação completa desta sexta-feira, 21/08

– 17h30 -Declamação de Poesias – Flor de Cactos de Lourdes Ramalho

com Francisco Forte – Casa de Poesia

– 18h às 18h40 – Lançamento do Livro: “O leitor que escreve”, de Sérgio de Castro Pinto

Mediador: Linaldo Guedes

Autor Convidado: Sérgio de Castro Pinto

LivroLive Editora Arribaçã / Livraria do Luiz

– 18h45 às 19h30 – Oficina Literária: Qual o limite da linguagem? entre a performance da palavra e o texto visual, com Thiago Costa

Público alvo: Escritores, leitores, artistas, roteiristas, designers, comunicólogos, redatores e demais interessados no tema. / Classificação Livre

– 19h40 às 20h20 –  Declamação de Cordel

com a Academia Paraibana de Cordel do Vale do Paraíba

Poetas: Marconi Araújo (mediador), Annecy Venâncio, Chico Mulungu, Claudete Gomes, Cristine Nobre, JLima Cordelista, Lino Sapo, Neto Ferreira, Orlando Otávio, Raniery Abrantes, Rubens do Valle, Thiago Alves, Vicente Campos, Manoel Belizário

– 18h41 –  Vídeo Narrativo “As Velhas” adaptado por Suellen Maria

– 20h30 às 21h30 –  Painel – Chã dos Esquecidos

Lançamento do livro e bate papo sobre a edição comemorativa do centenário de Lourdes Ramalho (1920-2020).

Mediador: Jãmarrí Nogueira (Jornalista FUNESC)

Debatedores: Alexandre Macedo (Editor EPC), Rangel Júnior, (Reitor da UEPB), Valéria Andrade (Profa. Dra. UEPB e UFCG), Diógenes Maciel, (Prof. Dr.  UEPB), Luana Ramalho (Curadora)