Segundo laboratório da UFPB para testes do coronavírus analisa 390 amostras em duas semanas

O segundo laboratório da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para testagens do novo coronavírus realizou até esta segunda-feira (1°) 390 análises de amostras de pacientes com suspeita da Covid-19. O laboratório começou a funcionar no dia 21 de maio. O laboratório, que está instalado na Escola Técnica de Saúde no Centro de Ciências da Saúde do Campus I, em João Pessoa, havia sido entregue no dia 6 de maio.

Segundo o coordenador do laboratório, o professor João Felipe Bezerra, a espera para início dos exames se deu pela demora da chegada de ponteiras, um material usado para transferência de reagentes e líquidos orgânicos, e treinamento da equipe. O local funciona em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB).

A coleta das amostras é realizada pelas secretarias municipais e estadual de saúde. Atualmente a capacidade de testagem do segundo laboratório da UFPB é de 90 amostras por dia. Somente na primeira semana de testagem foram examinados 340 amostras.

O primeiro laboratório, no Centro de Ciências Médicas, também no campus I, em João Pessoa, foi entregue no dia 13 de abril e tem a mesma capacidade de análises diárias. Com essa nova unidade, a UFPB dobrará de 46 para 92 exames por dia.

Antes de começar os trabalhos, houve um um treinamento junto com o pessoal que vai trabalhar no laboratório. Os trabalhos envolve oito docentes, técnicos e alunos da pós-graduação. Para preparar o laboratório, foram realizadas melhorias na estrutura, como adequação da sala de descontaminação, do abrigo de resíduos, organização da parte elétrica, impermeabilização do piso e colocação de bancada.