Sem “pressa”, Grêmio analisa goleiros gringos e estuda nome de Vanderlei, do Santos

No mercado em busca de reforços para a temporada, o Grêmio pode avançar por um novo goleiro para o grupo de Renato Gaúcho nesta temporada. Mas sem urgência. O clube prefere “fechar” as reposições de linha neste início de ano e depois investir em um novo atleta para a posição.

Nessa procura, o Tricolor pode investir em um jogador gringo, mas tem um alvo no mercado nacional. A diretoria gremista estuda o nome de Vanderlei, em baixa no Santos.

Conforme apurado pelo GloboEsporte.com, o Grêmio buscou informações de Nahuel Guzmán (Tigres) e Andrada (Boca Juniors). Já o jornal argentino TyC Sports publicou neste domingo uma lista de jogadores que poderiam interessar ao clube. Entre eles, o próprio Guzmán, além de Sergio Romero (Manchester United), Fernando Muslera (Galatasaray) e Martín Campaña (Independiente).

Da lista dos gringos, Guzman parece ser o mais acessível. O goleiro do Tigres tem contrato até 30 de junho deste ano e já pode assinar um pré-contrato com qualquer outro clube. Pelo clube, o jogador conquistou quatro ligas mexicanas.

Nahuel Guzmán teve nome analisado no Grêmio — Foto: Twitter / @PatonGuzman
Nahuel Guzmán teve nome analisado no Grêmio — Foto: Twitter / @PatonGuzman

Campaña é o goleiro titular do Independiente e tem contrato até a metade de 2021. O clube pretende baixar a folha salarial e coloca o jogador na lista de negociáveis por conta do seu alto salário. Há cerca de 20 dias o Cruz Azul do México tentou negociar o atleta, mas as conversas não avançaram.

Já os “europeus” Romero e Muslera são considerados mais caros. Ambos têm contrato até o meio de 2021 e têm multa estipulada em US$ 5 milhões (cerca de R$ 20 milhões). Na mesma linha, Andrada é titular do Boca e é nome constante na seleção argentina. É um dos jogadores mais valorizados do clube xeneize.

Vanderlei agrada

Vanderlei é elogiado no Grêmio — Foto: RODRIGO ZIEBELL/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Vanderlei é elogiado no Grêmio — Foto: RODRIGO ZIEBELL/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

No caso de Vanderlei, o empresário Carlos Eduardo do jogador desembarcou no Brasil na tarde do último domingo para se reunir com o goleiro e começar a definir seu futuro. Uma reunião deve ocorrer até o final desta segunda-feira.

Entretanto, o seu representante nega que tenha recebido contatos do Santos e Grêmio e que até o momento tudo não passa de especulações. Vanderlei tem contrato com o Peixe até o fim de 2020. Pode assinar pré-contrato em junho.

De titular absoluto e um dos principais destaques do Santos desde 2015, Vanderlei perdeu espaço pouco antes da eliminação do Santos na Copa do Brasil – sua última atuação pelo clube foi em 26 de maio, em partida contra o Inter, na Vila Belmiro, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.

Quando o Peixe ainda estava vivo nas duas competições, o técnico Jorge Sampaoli optava pelo rodízio entre os goleiros: Vanderlei atuava no Brasileirão, Everson na Copa do Brasil. Com a queda para o Atlético-MG, o camisa 1 não foi mais utilizado.

Paulo Victor inicia como titular

Paulo Victor inicia a temporada como titular  — Foto: Eduardo Moura
Paulo Victor inicia a temporada como titular — Foto: Eduardo Moura

Com a confiança de Renato Gaúcho, Paulo Victor iniciará como titular nesta temporada. Ao mesmo tempo, a comissão técnica quer dar oportunidade para o jovem Phelipe Megiolaro crescer na hierarquia. O garoto receberá oportunidades no Gauchão, quando retornar da seleção pré-olímpica, até 9 de fevereiro.

Porém, ao longo do último ano, PV virou alvo da torcida. Não mostrou a segurança que Marcelo Grohe passava e viu as críticas aumentarem na semifinal da Libertadores, quando o Grêmio foi goleado por 5 a 0 para o Flamengo no Maracanã.

Em 56 jogos na última temporada, sofreu 37 gols. A média é de 0,66 por partida. Em 2020, será ele e mais 10 no time de Renato.