Sem vagas na Mesa Diretora da Câmara, paraibanos ‘faturam’ lideranças partidárias

Na disputa pelos cargos da Mesa Diretora da Câmara Federal, sob a presidência do deputado Arthur Lira (PP-AL), nenhum parlamentar da bancada paraibana conseguiu emplacar uma das cobiçadas funções. Apesar da ‘rifada’, pelo menos quatro deles acabaram eleitos para liderança partidária na Casa a partir deste ano.

O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP) é o destaque do grupo paraibano. Ele chegou a ser cotado na disputa pela presidência da Casa, acabou sendo mantido como líder da Maioria. O posto tem a função de negociar a votação dos projetos com o maior bloco parlamentar, formado por praticamente todos os maiores partidos, com exceção da oposição.

Na campanha pelo sucessor de Rodrigo Maia (DEM) para a presidência da Câmara, Aguinaldo Ribeiro fez campanha para o derrotado Baleia Rossi (MDB). Por isso, chegou-se a articular que a função seria transferida para algum parlamentar do PSD, mas acabou sendo mantida com o paraibano.

No posto de líder da Maioria, Aguinaldo tem tentando manter a unidade em torno das pautas prioritárias de interesse do presidente Jair Bolsonaro e dos novos presidentes da Câmara e do Senado, com a reforma tributária. “A tentativa de se reformar o sistema tributário no Brasil já passa das três décadas. É hora de avançar”, comentou em sua conta no Twitter.

Líderes

O deputado Hugo Motta (Republicanos) também terá funções relevantes este ano. Além de emplacar como líder do seu partido, ele se tornou o novo líder de um bloco parlamentar composto por 11 partidos: PSL, PL, PP, PSD, Republicanos, PTB, PROS, Podemos, PSC, Avante e Patriota. O grupo é composto por 240 membros.

Hugo Motta também tem sido cotado, fora questões partidárias, para substituir do deputado Efraim Filho (DEM) na coordenação da bancada paraibana, devido a um rodízio estabelecido entre eles. Com isso, o Democrata ficaria apenas com a liderança do seu partido na Câmara Federal. A bancada do DEM tem 29 deputados atualmente.

Com o posto de líder do próprio partido, figuram para este ano, ainda, o deputado Wellington Roberto (PL), que vai representar 41 parlamentares da sua legenda.

Jornal da Paraíba