Sessão promovida pela ALPB lota Cine RT para exibição de O Agente Secreto e debate sobre Direitos Humanos, em Remígio

WhatsApp-Image-2025-12-15-at-16.22.05

Com o objetivo de discutir os direitos humanos no contexto da Ditadura Militar, o Cine RT, em Remígio, recebeu, nesta quinta-feira (11), uma reunião especial da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) com a exibição especial do filme “O Agente Secreto” e um debate sobre o tema. Promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Casa, o debate levou artistas que fazem parte do elenco do filme, pesquisadores e pessoas que viveram o período ditatorial para discutir o tema com a estudantes e a sociedade.

“O Agente Secreto traz uma mensagem profunda sobre a ditadura, principalmente com a perseguição burocrática e violenta sofrida por tantos brasileiros. Algo que aconteceu há tantos anos e que, infelizmente, segue como uma marca constante no nosso dia a dia. Por isso precisamos sempre revisitar esse passado, trazer luz à este tema para que as novas gerações continuem o legado de defesa da nossa democracia para que o Brasil nunca mais passe por um momento como aquele novamente. Esse é um papel fundamental da nossa Comissão e da Assembleia”, declarou o deputado estadual Chió, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias.

O ator paraibano Buda Lira e o potiguar Kaiony Venâncio, que estão no elenco do longa, estiveram presentes no cinema para a exibição e debate. Pessoas do Brejo Paraibano que presenciaram o período da ditadura, professores e estudantes da Rede Estadual de Ensino também estiveram presentes.

O ator Buda Lira parabenizou a iniciativa do presidente da Comissão. “É uma grande alegria estar aqui e saudar o deputado Chió pela iniciativa inédita de fazer uma atividade dessa fazendo uma conexão do filme e os temas do filme com os Direitos Humanos”, afirmou.

O filme “O Agente Secreto” vem representando o Brasil nas principais premiações de cinema do mundo e tem uma íntima relação com o Nordeste e, também, a valorização dos artistas paraibanos. Além de Buda, o filme conta com mais paraibanos presentes na produção, são eles: Joalisson Cunha, Cely Farias, Suzy Lopes, Fafa Dantas, Márcio de Paula, Flávio Melo e Beto Quirino. Recentemente, o diretor Kleber Mendonça teve o título de cidadão paraibano aprovado pela Assembleia Legislativa da Paraíba.

Também estiveram presentes o prefeito de Picuí, Ranieri Ferreira, os vereadores de Remígio Juliana do Conselho e Janduy Serafim, o advogado na área dos Direitos Humanos, Olímpio Rocha, e outros.

Assessoria de Comunicação