O setor de serviços da Paraíba registrou alta de 17,4% em maio na comparação sobre igual período do ano passado, apontando para uma recuperação, segundo Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta terça-feira (13).
O setor, que foi um dos mais afetados durante a pandemia, apresentou também crescimento de 4% em maio sobre abril deste ano na Paraíba, enquanto a média do país cresceu 1,2%. De janeiro a maio deste ano, o setor de serviços no Estado acumula crescimento de 3,4% na comparação com o ano passado.
Regionalmente, 23 das 27 unidades da Federação tiveram expansão no volume de serviços em maio de 2021, ante o mês imediatamente anterior. Já frente a maio de 2020, o avanço na taxa foi acompanhado por 26 das 27 unidades da Federação.
“Em abril e maio, as medidas de restrição começaram a ser relaxadas e o setor voltou a crescer. O setor cresce em consequência da vacinação maior, especialmente aqueles que dependem do consumo presencial”, explicou o gerente da Pesquisa Mensal de Serviços, Rodrigo Lobo.
A pesquisa do IBGE mostrou que entre as cinco atividades pesquisadas, três tiveram crescimento em maio: Transportes, Serviços Auxiliares aos Transportes e Correios; enquanto Serviços Prestados às famílias (meios de hospedagens e restaurantes); Serviços Profissionais, Administrativos e Complementares cresceram abaixo do período pré-pandemia.