O termo inglês soft skills tem sido muito utilizado por profissionais de recursos humanos, para compor as habilidades comportamentais para uma determinada função, mas essas habilidades precisam ser intrínsecas a pessoa, embora também, em alguns casos, possam ser desenvolvidas. Essas habilidades estão reorientando e impulsionando carreiras. Mas quais são essas habilidades? Quais as mais procuradas no mercado?
As soft skills mais relevantes atualmente, em ordem decrescente são: criatividade, persuasão, colaboração, adaptabilidade e inteligência emocional. Ser capaz de encontrar meios e caminhos de resolver questões, ter a capacidade de negociar e de trabalhar em equipe, bem como adaptar-se as mais diversas situações e manter o equilíbrio mesmo quando está sob pressão, são características indispensáveis ao profissional moderno.
O profissional moderno, pode ser compreendido como aquele que é capaz de fazer suas entregas, sem precisar recorrer aos seus superiores, utilizando-se de suas habilidades para resolver os problemas que surgem durante um processo ou os obstáculos que possam impedir ou retardar o cumprimento de suas atividades.
Para ter sucesso profissional atualmente, precisa-se ter bem mais que cursos, graduações e especializações, o individuo precisa de habilidades comportamentais, precisa saber gerir o tempo, ter uma capacidade de comunicação objetiva e clara e estar aberto ao novo, pois o aprendizado é constante. Como está sua soft skills?