Três reforços encaminhados, 11 saídas e renovações pendentes: Fluminense tenta definir 2020

Quase um mês depois da última rodada do Brasileirão, o Fluminense ainda não anunciou reforços para 2020. O que não quer dizer que o clube está parado no planejamento para a temporada que está prestes a começar. Com contratações encaminhadas e muitas dispensas, o Tricolor tenta entregar um elenco com menos pendências para o técnico Odair Hellmann.

A semana promete ser de definições sobre três nomes que o torcedor ouviu bastante nos últimos tempos: Yago Felipe, Caio Paulista e Felippe Cardoso. Estas são as caras novas praticamente garantidas para a temporada. Para assinar contratos e anunciar os reforços faltam apenas detalhes burocráticos.

Além deles, há outras negociações mais difíceis. Como a tentativa de contratar o atacante Rossi, ex-Vasco. O jogador está livre no mercado, mas o Flu tem concorrência. Ele é aprovado por Odair, que chegou a ligar para o jogador, com quem trabalhou no Internacional. O técnico, aliás, está muito ativo na busca pelo mercado. Faz contatos e indica jogadores, como o atacante Wellington Silva, que foi cedido pelo Tricolor ao Colorado.

Um time de saídas

Daniel trocou o Flu pelo Bahia — Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC
Daniel trocou o Flu pelo Bahia — Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC

Mesmo sem nenhuma cara nova, o elenco tricolor está em reformulação. Tanto que 11 jogadores já deixaram o clube. Um deles é Lucas Fernandes, que estava emprestado ao Consadole Sapporo, do Japão, e ficará por lá. O clube asiático comprará os direitos econômicos do atleta. Os outros 10 estavam no elenco em 2019 e deram adeus: Agenor, Airton, Daniel, Caio, Yony, Wellington Nem, João Pedro, Brenner, Guilherme e Ewandro.

Estas não serão as únicas saídas. O Tricolor já avisou que não conta com Matheus Alessandro, Reginaldo e Robinho, que voltam de empréstimo. O último está muito perto de fechar com o Água Santa, clube que disputará o Campeonato Paulista. Além do trio, Lucão deve rescindir para acertar a volta ao Goiás.

Clube tenta segurar destaques

Em outra frente, o Flu tenta segurar jogadores que foram importantes em 2019. As atenções estão especialmente voltadas para Allan e Caio Henrique, mas o clube está longe de acordo. A diretoria procura convencer Liverpool e Atlético de Madrid ao mesmo tempo em que tentar bater a concorrência doméstica pelos jogadores.

Caio negocia com o Grêmio — Foto: Celso Pupo/Agência Estado
Caio negocia com o Grêmio — Foto: Celso Pupo/Agência Estado

Os casos de outros três titulares são mais simples. Nino e Yuri já aceitaram as propostas do Flu, que ficará em definitivo com os dois. Digão está no mesmo processo, mas, primeiro, tenta encerrar o vínculo com o Cruzeiro para assinar o novo contrato. Como algumas negociações ainda estão em curso, o clube estuda alternativas. Tanto que o lateral Guilherme Arana e o zagueiro Emerson Santos foram sondados.

A apresentação do elenco para a temporada 2020 está marcada para a próxima quarta-feira. A comissão técnica, liderada por Odair, começa a trabalhar no CT um dia antes, na terça. A estreia do Fluminense no ano será no dia 19, contra a Cabofriense, em Bacaxá, pela primeira rodada da Taça Guanabara.