Treze planejava enfrentar o Sport em jogo de despedida para Marcelinho Paraíba

Estava em pauta no Treze um jogo de despedida para o meia Marcelinho Paraíba, que pendurou as chuteiras há pouco mais de uma semana, na oitava rodada do Campeonato Paraibano, no confronto entre Perilima e CSP, antes da paralisação da competição devido à pandemia do novo coronavírus. A ideia do Galo da Borborema era uma partida contra o Sport, em Campina Grande, para celebrar as passagens do craque pelas duas equipes. No entanto, com o avanço do vírus pelo país, o plano está congelado.

De acordo com o departamento de comunicação do Treze, a ideia ainda estava na fase inicial. Por sinal, o clube ainda não havia conversado com o ex-jogador e com o Sport. Mas a intenção seria o início de ações de marketing que o Galo planejava para Marcelinho.

O jogo aconteceria após o fim do Campeonato Paraibano, em abril, mas antes do início do Campeonato Brasileiro da Série C. No entanto, com a suspensão de todas as competições pelo país, não há previsão, muito menos clima para pensar no assunto. Afinal, todos os trabalhos no Treze estão suspensos, das escolinhas ao profissional, além de o Estádio Presidente Vargas estar disponível para que as autoridades possam utilizá-lo como base de tratamento e combate ao novo coronavírus.

Com isso, o retorno dos trabalhos do Treze e dos clubes pelo Brasil ainda está indefinido. No entanto, o clube ainda não desistiu da ideia de dar ao seu ex-camisa 10 um jogo de despedida com a camisa do Galo.

Marcelinho Paraíba acumulou três passagens pelo Treze. A primeira foi em 2017, justamente em seu retorno ao futebol paraibano. Na ocasião, o jogador foi bem, liderando o Galo na campanha que terminou no vice-campeonato no estadual. Mas, após aquela competição, o camisa 10 foi defender o time da Portuguesa, em São Paulo.

Despedida oficial de Marcelinho Paraíba do futebol foi pela Perilima, no último dia 15 — Foto: Raniery Soares / GloboEsporte.com
Despedida oficial de Marcelinho Paraíba do futebol foi pela Perilima, no último dia 15 — Foto: Raniery Soares / GloboEsporte.com

Depois disso, o jogador voltou ao clube no ano seguinte, ano muito importante para a equipe de Campina Grande. Foi em 2018 que o Treze conquistou o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro, sendo vice-campeão da quarta divisão nacional. No entanto, em mais uma temporada, acabou não conquistando títulos. Do Galo, o jogador foi para a Perilima, da mesma cidade do seu ex-time.

Por fim, Marcelinho Paraíba teve a sua última temporada pelo Treze no ano passado. O desempenho do craque foi caindo, ele atuando menos tempo na equipe titular, mas ainda conseguiu ter destaque em algumas partidas, como na vitória sobre o Sampaio Corrêa, em Campina Grande, pela Série C. Aquele triunfo por 3 a 0 contou com dois gols do meia.

Marcelinho Paraíba teve uma boa passagem pelo Sport — Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press
Marcelinho Paraíba teve uma boa passagem pelo Sport — Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press

Ao fim da temporada, que terminou com o Treze se livrando do rebaixamento, Marcelinho acertou com a Perilima, que terminou sendo o seu último clube profissional. Inclusive, a última partida oficial foi no dia 15 deste mês, na vitória da Águia de Campina sobre o CSP por 2 a 1.

Pelo Treze, o meia disputou 49 jogos e marcou 11 gols. Já no Recife, a passagem de Marcelinho foi em 2010 e durou até 2012. Na ocasião, o meia, primeiramente, veio por empréstimo junto ao São Paulo. Ao ser aprovado no primeiro ano, foi contratado em definitivo. O desempenho foi bom, jogando 92 partidas e marcando 37 gols.

No Leão, Marcelinho Paraíba chegou em 2010, após perder espaço no São Paulo. De mais um no Tricolor paulista, o jogador virou um dos destaques da equipe do Recife, agradando o torcedor e sendo contratado em definitivo logo na sequência. Nos outros anos, 2011 e 2012, ele manteve o alto nível.

Marcelinho foi eleito o craque do Campeonato Pernambucano em 2012, vivia uma boa fase, mantendo um alto rendimento em praticamente todas as temporadas em que vestiu a camisa rubro-negra. No entanto, na época, uma proposta mais vantajosa, vinda do Grêmio Barueri, o acabou tirando da Ilha do Retiro, fato que, na época, deixou o torcedor chateado. Entretanto, o meia revelou que, até hoje, recebe carinho dos pernambucanos.

Com Globoesporte.com