A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) começou a produzir, ao longo desta semana, máscaras de proteção contra o novo coronavírus (Covid-19) para os profissionais de saúde do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), em João Pessoa, e demais unidades de saúde da Paraíba. Foram fabricadas 50 unidades, mas estima-se a produção de 500 na próxima semana e 4 mil serão necessárias para atender a demanda do Estado. O material está sendo desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Fabricação Digital (Fablab).
De acordo com o professor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da UFPB, Euler Macêdo, as máscaras são do tipo Face Shield e servem para aumentar a proteção dos profissionais que atuam diretamente no combate ao coronavírus.
“São equipamentos de proteção individual extremamente seguros. Evitam o contato com gotículas que possam atingir o rosto, o nariz, a boca e os olhos. Previnem contágio contra vírus, bactérias e outras contaminações. Indicadas para médicos, enfermeiros, dentistas e outros que trabalham em hospitais, clínicas e unidades de saúde”, assegura.
O professor Euler Macêdo conta que a ideia surgiu a partir do conhecimento da proliferação de doenças causadas pelo Covid-19 em outros países. “Com a pandemia na Itália, tomamos conhecimento que um engenheiro e um físico usaram a impressão 3D na reposição de válvulas para respiradores. Depois, descobrimos que uma famosa marca de impressoras 3D da República Tcheca havia modelado um capacete de proteção e doou para a rede hospitalar. A partir da atuação no Fablab da UFPB, conseguimos entrar em uma rede estadual de produção e distribuição das máscaras na Paraíba”, destaca.
Diante da necessidade de isolamento, os profissionais estão realizando as tarefas por meio de home office e recebendo auxílios financeiros de parcerias, tanto públicas quanto privadas. Interessados em contribuir podem entrar em contato com o professor Euler Macêdo pelo telefone (83) 99134-1243 ou com a equipe do Fablab da UFPB pelo e-mail [email protected].