Unidades prisionais da PB têm 41 detentos e 102 servidores diagnosticados com Covid-19

O número de detentos que testaram positivo para a Covid-19 subiu para 41, na Paraíba. Entre estes, 28 já estão recuperados, 12 estão internados em hospitais e um deles morreu. Os dados são Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), até a noite desta segunda-feira (1º).

Em relação aos servidores da Seap, 102 testaram positivo para a doença. Destes, 86 estão recuperados e um policial penal não resistiu, o diretor da cadeia pública de Mamanguape.

O maior número de infectados está na cidade de Patos, com 24 presos infectados. Em Cuité, a segunda cidade com mais detentos com Covid-19, são 8 casos, seguido de Guarabira, com 5 casos, sendo 3 na João Bosco Carneiro e 2 no Vicente Claudino. João Pessoa tem 2 casos de detentos infectados, um no Roger e outro na Penitenciária Feminina Julia Maranhão, e Santa Rita e Queimadas têm 1 caso, cada.

A unidade de referência para presos com Covid-19 é a Penitenciária Juiz Hitler Cantalice, em João Pessoa, que foi reestruturada e foram criados leitos de internação para os casos leves. Os estados graves são encaminhados para os hospitais de referência no estado.

No plano de contingência adotado no sistema penitenciário da Paraíba estão diversas medidas de prevenção à Covid-19, como a suspensão das visitas nas unidades prisionais, o que já ocorre desde o dia 20 de março; implementação de visitas virtuais através de videochamadas; utilização da Carceragem da Central de Polícia da Capital para custódia dos presos temporários da região metropolitana de João Pessoa para que cumpram a quarentena mínima de 14 dias antes de sua inserção nas unidades prisionais.