O vereador Valdemir Gomes (PL) protocolou requerimento, na manhã desta sexta-feira (5), para que a Prefeitura de Lagoa de Dentro inclua o município no consórcio para a compra de vacinas contra a Covid-19 por parte das prefeituras. A propositura vai ser votada em sessão a ser marcada pela Câmara Municipal.
Valdemir destacou que os municípios tem prazo para manifestar interesse na participação do consórcio, e que não há nenhum custo a Lagoa de Dentro para a adesão. Ainda segundo o parlamentar, os recursos para compra de vacinas poderão ser disponibilizados por meio dos municípios consorciados, de aporte de recursos federais ou de eventuais doações nacionais e internacionais.
O movimento é liderado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e foi formado depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou estados e municípios a comprar e a distribuir imunizantes. A permissão é válida se o governo federal não cumprir o Plano Nacional de Imunização ou se as doses previstas no documento forem insuficientes.
A previsão é que a associação seja constituída, legalmente, até 22 de março para, depois disso, atuar na aquisição de imunizantes.