Após as recentes eleições municipais, a nova composição da Câmara Municipal de Belém, Agreste paraibano, começa a se movimentar em busca de um consenso para eleição da Presidência da Casa de José Adauto Pessoa, marcada para o dia 1º de janeiro de 2025, durante a posse dos novos parlamentares.
Conforme o apurado, os vereadores eleitos iniciaram as articulações, levantando diversos nomes de destaque para o cargo de chefe do Poder Legislativo da cidade de Belém.
Na base do governo da prefeita Aline Barbosa de Lima (MBD), os nomes de Adriano Miguel e da Professora Claúdia – Solidariedade, têm sido cogitados como possíveis candidatos. No entanto, o vereador Toinho Vermelho – Solidariedade, afirmou à nossa redação que pode votar e ser votado, mas que pretende se candidatar e conquistar os votos da bancada de situação.
Por outro lado, a oposição na Câmara também está em busca de um candidato a presidência. O vereador João Perninha – Republicanos, que já exerceu a presidência em outros mandatos, é conhecido por seu perfil conciliador e bom trânsito entre as bancadas, sendo considerado como uma opção viável para o bloco oposicionista.
Com a eleição da mesa diretora da CMB se aproximando, intensas negociações e articulações deverão ocorrer nos próximos dias até que um consenso seja alcançado. A disputa promete movimentar os bastidores da política belenense, refletindo as novas dinâmicas e alianças formadas após as eleições.