Volkswagen Up! sai de linha no Brasil após sete anos

O encolhimento do mercado de automóveis e a crise intensificada pela pandemia fizeram mais uma vítima. Nesta quarta-feira (07) a Volkswagen oficializou o fim da produção do Up! no Brasil. A notícia, dada em primeira mão pelo site Autos Segredos, vem na esteira de uma série de ajustes no portfólio da marca, que incluiu a redução da gama do Tiguan Jetta.

Ainda que o fim do modelo — que não terá uma nova geração na Europa — fosse inevitável, era esperado que o Up! sobrevivesse por mais alguns anos no Brasil, já que a marca inclusive promoveu ajustes no banco traseiro para fazer com que o carro atendesse à nova legislação de segurança.

A marca fez uma adaptação no banco traseiro e reduziu a capacidade do Up! para se adequar à legislação — Foto: Divulgação
A marca fez uma adaptação no banco traseiro e reduziu a capacidade do Up! para se adequar à legislação — Foto: Divulgação

O Up! chegou ao Brasil em 2014 com uma série de pioneirismos no segmento, tendo sido o primeiro compacto do país a ter nota máxima (pela metodologia da época) nos testes de impacto do Latin NCAP. Feito sobre a moderna plataforma NSF/PQ12, o modelo foi o responsável por estrear o motor 1.0 TSI da Volkswagen no Brasil.

A versão turbo, inclusive, logo conquistou fãs por conta de seu desempenho acima da média e baixo consumo de combustível. O pouco espaço interno e porta-malas pequeno, porém, pesavam contra o hatch, que custava até mais que outros modelos mais espaçosos.

Em nota, a montadora enviou o seguinte posicionamento:

“A Volkswagen confirma o fim de produção do up! na fábrica de Taubaté (SP). Essa decisão segue a estratégia de renovação do portfólio da Volkswagen, que passa pela maior ofensiva de produtos da sua história no País.

O up! é um marco para o desenvolvimento de veículos da Volkswagen, em termos de segurança e performance. O modelo, lançado em 2014, foi o primeiro compacto do mercado brasileiro a atingir a nota máxima nos testes do Latin NCAP. Além disso, o up! foi o pioneiro na introdução dos motores TSI produzidos no Brasil, oferecendo alta performance, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir.”

G1