Zezé Perrella despista sobre uso de mala branca: “Você vai morrer sem saber”, diz gestor do Cruzeiro

Há algumas rodadas, tem sido constante, nas entrevistas de jogadores e dirigentes do Cruzeiro, o tema “mala branca”. As atuações de Avaí e CSA, que venceram a Raposa no Mineirão, foram questionadas após a partida. Mas e o Cruzeiro? Vai usar deste “artifício” nas duas rodadas finais do Brasileiro para tentar incentivar os adversários do concorrente Ceará?

O tema nunca é tratado com clareza entre dirigentes e jogadores. O gestor de futebol do Cruzeiro, Zezé Perrella, foi questionado. Ele disse que ninguém vai confessar que recebeu “mala branca”.

– Pelo jogo que o Avaí fez contra a gente… Pelo o que o CSA fez… O Avaí comemorou como se tivesse ganhado o Brasileiro, sendo que estava sendo rebaixado. O Vanderlei (Luxemburgo) é esperto. Se ele não deixa isso acontecer no Vasco, é porque ele está careca de saber que existe. Alguém que recebe mala branca vai confessar, meu irmão? Você vai morrer sem saber.

O Cruzeiro está na zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro com 36 pontos, na 17ª colocação, e a dois pontos do Ceará, primeiro fora do Z-4.

Crítica a Mano

Boa parte da campanha ruim do Cruzeiro foi com o técnico Mano Menezes, que, depois, trocou o clube pelo Palmeiras e acabou demitido o último domingo. O treinador bicampeão da Copa do Brasil com a Raposa deixou o comando do time com apenas 10 pontos em 39 disputados. O aproveitamento foi de 25,6%. O rendimento do treinador foi bem baixo e decisivo para a Raposa estar na atual situação.

“Abandonaram o Brasileiro, e a conta chegou. Agora é rezar para não cair. “

Zezé Perrella criticou o ex-treinador cruzeirense e disse que foi um erro privilegiar a Copa do Brasil.

– Olha, não é desculpa, não. Até porque eu cheguei agora. O Cruzeiro pecou muito quando privilegiou a Copa do Brasil como sendo o caminho mais curto para a Libertadores. O Brasileiro é o caminho mais curto, porque são oito vagas. E o Cruzeiro desprezou o Brasileiro. O Mano Menezes, em 18 pontos que disputou, ganhou um (na verdade, 10 pontos em 39 disputados). Se o Cruzeiro não ficar na primeira, todos têm responsabilidade. Eu tenho a minha. Mas vamos olhar lá atrás. Mal planejamento, culpa da diretoria passada que concordou com isso. O Mano é sensacional, mas avaliou muito mal. Em 18 pontos fazer um? Se fizesse 20%, a gente não estava aqui agora dando essa entrevista – disparou Perrella.

Mano deixou o time com apenas 10 pontos conquistados em 39 disputados — Foto: Vinnicius Silva / Cruzeiro
Mano deixou o time com apenas 10 pontos conquistados em 39 disputados — Foto: Vinnicius Silva / Cruzeiro

O dirigente também culpou a atual diretoria pela conivência com a estratégia de priorizar competições de mata-mata. O Cruzeiro, principalmente no primeiro turno, utilizou bastante times alternativos em meio às disputas de Copa do Brasil e Libertadores.

– Atribuo totalmente. Porque um treinador faz um ponto em 18? Mas o erro dele não foi esse. Foi ter privilegiado a Libertadores com a conivência da diretoria do Cruzeiro. Ela e a Copa do Brasil. Pensaram no dinheiro da Copa do Brasil. Abandonaram o Brasileiro, e a conta chegou. Agora é rezar para não cair – finalizou o dirigente.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa de Mano Menezes. O treinador preferiu não se manifestar.